Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente apresenta balanço de sua gestão

16/05/2012

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, reuniu, em seu gabinete, nesta quarta-feira, dia 16, conselheiros, auditores, procuradores do Ministério Público de Contas, diretores, superintendentes, assessores e chefes de gabinete para um rápido balanço de sua gestão. De acordo com ele, tratou-se de uma “apresentação técnico-administrativa que facilitará o processo de transição para a gestão do Conselheiro Wanderley Ávila”.

O Presidente, que já havia anunciado a sua renúncia à Presidência e ao cargo de Conselheiro para voltar à vida pública eletiva, disse que o corpo técnico do Tribunal está apto para fornecer informações mais detalhadas ao novo Presidente. “Fizemos aqui uma explicação sucinta das principais ações executadas desde o ano passado e daquelas outras que estão em andamento, mas já preparei a equipe para que informações mais detalhadas sejam fornecidas ao Conselheiro Wanderley Ávila, que assume a Presidência”, destacou Antônio Carlos Andrada.

Após a fala do Presidente, a Superintendente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Organizacional do TCEMG, Cristina Márcia de Oliveira Mendonça apresentou um relatório com o balanço da gestão 2011-2012, no qual foram destacadas as principais ações executadas neste período. Ela falou sobre projetos considerados prioritários e demais serviços prestados pelas diversas áreas do Tribunal na gestão de Antônio Carlos Andrada. O Secretário Executivo Leonardo Ferraz também fez algumas observações sobre o relatório.

O Presidente fez questão de fazer uma explanação mais pormenorizada do Sicom – novo sistema de prestação de contas dos municípios. Na sua visão, ele será “um divisor de águas para o funcionamento do Tribunal”. Antônio Carlos Andrada disse que a sua consolidação é a primeira etapa no processo de implantação e por isso a necessidade deste período de um ano de adequação. “Implantamos o Sicom em caráter experimental para que os jurisdicionados e até mesmo o Tribunal estejam em plenas condições, a partir de janeiro do ano que vem, de usufruir deste moderno sistema. Foi uma postura conservadora, porque entendo que o Sicom é um sistema complexo. Ainda existem algumas incompreensões por parte das Prefeituras e algumas adequações a serem feitas pelo Tribunal”, completou ele.

Participaram da reunião os conselheiros Wanderley Ávila, Adriene Andrade, Mauri Torres, Sebastião Helvecio, Eduardo Carone Costa e Cláudio Terrão; os auditores Licurgo Mourão e Hamilton Coelho; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Glaydson Massaria; os procuradores Elke Andrade, Marcílio Barenco, Sara Meinberg Duarte, Cristina Melo e Daniel Guimarães; os diretores Gustavo Nassif (Escola de Contas), Lúcio Braga (Comunicação), Giovanna Bonfante (Administração), Leila Renault (Gestão de Pessoas), Sandra Bezerra (Planejamento, Orçamento e Finanças), Ana Flávia Lourenço (Tecnologia da Informação), Cláudia Araújo (Jurisprudência, Assuntos Técnicos e Publicações), Valquíria Pinheiro (Controle Externo do Estado), Micheli Massi (Diretora em exercício de Controle Externo dos Municípios), Jacqueline Gervásio (Assuntos Especiais, Engenharia e Perícia) e Musso Veloso (Segurança Institucional); a Superintendente de Apoio ao Controle Externo, Heloísa Helena Nascimento; a Presidente em exercício da Comissão de Apoio à Fiscalização da Gestão Municipal, Natália Ferreira; o Assessor da Presidência José Augusto Penna Naves e os chefes de gabinete, assessores e técnicos Bernadete Aguiar, Carlos Alberto Pavan, Cristiano Alkmin, Harley Fabiany Junqueira, Júnia Bretas, Geraldo Magela Leite, Antônio Rodrigues Júnior, Gislaine Fois, Daniela Mello, Raquel Simões, Polliane Patrocínio, Natália Araújo, Roberto César de Carvalho, Milena Brito e Maria Tereza Miranda.