Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro capacitou 450 servidores do TCEMG

21/05/2012


O Tribunal de Contas promoveu, com recursos do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex), um encontro de 450 servidores, nos dias 18,19 e 20 de maio, no Hotel Tauá. O evento "O Olhar do Servidor" integra o programa “Repensando o Tribunal”, que tem como principal objetivo desenvolver competências técnicas e gerenciais, um dos objetivos previstos no Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, na perspectiva “Pessoas e Inovação”.

A Diretoria de Gestão de Pessoas, a Escola de Contas Professor Pedro Aleixo, a Superintendência de Relações Institucionais e Desenvolvimento Organizacional e a Diretoria de Administração do TCEMG foram os responsáveis pela organização do evento.

Abertura dos trabalhos

O Diretor da Escola de Contas, Gustavo Nassif, abriu os trabalhos, na sexta-feira, 18, agradecendo a presença dos servidores e de todas as pessoas envolvidas na organização do evento. “Esperamos que tenhamos uma boa integração e que todos  abram o olhar de servidor para um novo tempo”, destacou Nassif.

Em seguida, o Secretário Executivo do Tribunal, Leonardo Ferraz, representando a Presidência do TCE, deu boas-vindas aos servidores que participaram de um final de semana de intensos trabalhos nas oficinas.

Logo após, os servidores assistiram atentamente às duas horas da palestra "Comportamento humano e relações de trabalho", proferida pelo professor Clóvis de Barros Filho, que possui mestrado em Ciência Política pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), doutorados em Direito pela Université de Paris IV, em Comunicação pela Universidad de Navarra e em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Além de ser livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, fundador e pesquisador do Espaço Ética.

Na oportunidade, ele ressaltou aspectos importantes das relações humanas aplicadas ao cotidiano do trabalho. “O estabelecimento de metas e o desejo por resultados é comum ao ser humano”, frisou durante a palestra.

Oficinas de capacitação

O objetivo primordial do Seminário, além de promover a integração dos servidores, foi também de estimular novas percepções e conhecimentos por meio da troca de experiências entre os participantes. O programa foi pautado em três pilares: Integração, Sensibilização para as mudanças e Autoconhecimento e as oficinas se iniciaram às 8h e se encerraram às 19h.

Luiz Carlos Inácio, servidor do TCEMG, destacou o aprendizado durante as oficinas. "Foi a grande oportunidade do servidor olhar para si mesmo, de se conhecer e se reconhecer como o principal construtor de um órgão de incalculável importância social. Esse evento possibilitou a aproximação entre os servidores, abriu o diálogo entre as pessoas e facilitou a troca de ideias”, ressaltou Luiz Carlos.

A coordenadora responsável pelas oficinas, Maria Lúcia Rodrigues Corrêa, destacou a importância do evento para a capacitação dos servidores. “Uma empresa de ponta precisa desenvolver pessoas, isso é uma condição básica para qualquer negócio”. Ela também citou alguns casos de sucesso e esclareceu o principal objetivo do trabalho. “Já desenvolvemos projetos semelhantes a esse na Secretaria de Fazenda do Acre, Copasa, Cemig, Banco da Amazônia, Prefeitura de Belo Horizonte e o resultado final foi o desenvolvimento das equipes,” frisou Maria Lúcia.

Ela também ressaltou a importância das oficinas de capacitação. “Este treinamento é fundamental para a melhoria do exercício das funções do servidor, integração e estímulo dos trabalhos em equipe, além de conscientizar a todos sobre o processo de mudança. Ao final do dia de trabalho, os participantes irão sair daqui com sua avaliação de potencial e perfil (APP) que mapeará as habilidades e competências individualmente”, antecipou a coordenadora.

De acordo com ela, o deslocamento dos servidores para um local de treinamento distante do ambiente de trabalho foi de fundamental importância para a melhor integração e disponibilidade dos servidores nas oficinas. “Fora do ambiente de trabalho e com os servidores disponíveis, tivemos a oportunidade de desenvolver melhor as atividades, que são realizadas em conjunto e em tempo integral”, completou a coordenadora Maria Lúcia.

O Promoex:

O Promoex é um programa que direciona investimentos e esforços às instituições responsáveis pelo controle externo da administração pública, os Tribunais de Contas. A execução das ações de âmbito nacional são de responsabilidade do  Instituto Ruy Barbosa - IRB e a da  Associação dos Tribunais de Contas do Brasil - Atricon, entidades representativas dos Tribunais de Contas. A execução do Promoex teve início no segundo semestre de 2006 e será encerrado em junho de 2012. O Programa é viabilizado por um convênio firmado entre Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que faz os repasses aos Tribunais de Contas brasileiros, que também investem por contrapartidas.