Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas participa de evento sobre Pacto Institucional

30/05/2012

Novos instrumentos de trabalho que facilitam o cumprimento das atribuições do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais foram temas presentes durante a realização da terceira edição do Pacto Institucional, evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), com o apoio do TCEMG, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Entre as palestras constantes na programação do evento, realizado nos dias 29 e 30 de maio, estavam “Termo de Ajustamento de Gestão: um instrumento de controle e seus efeitos jurídicos”, ministrada pela Diretora de Jurisprudência, Assuntos Técnicos e Publicações, Cláudia Costa de Araújo; “O instituto da prescrição e da atuação do TCEMG”, ministrada pelo Secretário Executivo Leonardo Ferraz e “Sicom – aspectos gerais e impactos nas prestações de contas”, ministrada pela Presidente da Comissão do Sicom, Michele Massi, atualmente diretora em exercício de Controle Externo dos Municípios.

Além destes temas, foram debatidos também outros assuntos de interesse de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e servidores públicos em geral, como a ficha limpa, o abuso de autoridade e de poder no Direito Eleitoral, crimes eleitorais, registros de candidatos e propagandas em período eleitoral. Para o Secretário Executivo do TCEMG, Leonardo Ferraz, a participação do Tribunal no evento reforça a preocupação da Corte de Contas com a boa prática da gestão pública. “Os municípios precisam de um tratamento diferenciado, porque não basta exigir deles todos os ônus sem dotá-los de autonomia financeira e condições para que materializem tudo aquilo que os munícipes e cidadãos desejam. É fundamental que os órgãos de controle estejam sensíveis a essa realidade”, disse ele.

Voltado para auxiliar na tarefa da administração pública, conciliando a gestão dos atos de fiscalização e controle, o Pacto Institucional vem se firmando como um aliado dos municípios em busca de melhorias. O Presidente da AMM e Prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, destacou o papel deste ciclo de debates para o bom funcionamento da máquina administrativa. “O objetivo prioritário é promover uma aproximação permanente das instituições com as prefeituras de Minas Gerais, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou ele.

A cerimônia de abertura, no dia 29, contou ainda com as presenças do Diretor Executivo Adjunto da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, Alexandre Santiago e do Secretário Adjunto da Casa Civil e de Relações Institucionais do Estado, Flávio Henrique Pereira.