Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Auditoria operacional em programa de saneamento será apresentada na próxima plenária

26/11/2012


O Tribunal Pleno vai apreciar, na sessão da próxima quarta-feira (28/11), o relatório a ser apresentado pelo Conselheiro Cláudio Terrão (foto) sobre a auditoria operacional realizada pelo TCEMG no programa “Saneamento Básico: mais saúde para todos”, que abrange grande parte dos municípios mineiros beneficiados com tratamento da água bruta e da coleta regular do esgoto sanitário.

O programa conta com a previsão de recursos da ordem de R$ 3 bilhões. “Para verificar se os investimentos no saneamento mostraram resultados satisfatórios, é que a Comissão de Auditoria Operacional do TCEMG examinou a eficiência, a eficácia, a efetividade e a economicidade das ações relacionadas ao Programa”, destaca o Conselheiro relator.

O “Saneamento Básico: mais saúde para todos” envolve a participação de diversos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Estado: Secretarias de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – Sedru – e de Planejamento e Gestão – Seplag; Companhia de Saneamento do Estado – Copasa; Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado –Arsae; e COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte de Minas – Copanor.

Particularidades

Sem prejuízo do exame da legalidade dos atos dos gestores responsáveis, as auditorias operacionais realizadas pelo TCEMG têm a peculiaridade de apresentar sugestões e recomendações aos gestores para aprimoramento dos programas, projetos, atividades governamentais e o impacto de políticas públicas analisados, a partir das falhas apontadas. E mais: promovem o monitoramento e acompanhamento das correções e dos novos resultados.