Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escola de Contas é credenciada pelo governo

30/11/2012

Foi publicado hoje, 30 de novembro, no Diário Oficial, Decreto Estadual nº 740/2012 que credencia a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG. Com a edição do decreto, a Escola fica autorizada a certificar o curso de pós-graduação lato sensu, ‘Especialização em Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade Pública. O credenciamento da escola é mais uma etapa de um conjunto de ações em prol do fortalecimento e da expansão dos trabalhos da Escola de Contas e que contou com a união de esforços de dirigentes e servidores.

O Presidente Wanderley Ávila comemorou: “É com imensa satisfação que vemos a edição do Decreto de credenciamento da Escola de Contas, que recebeu conceito "A" do Conselho Estadual de Educação e que terá sua nova sede inaugurada na próxima semana. Ganha o Tribunal de Contas, ganham o jurisdicionado e a sociedade, um novo espaço de disseminação de conhecimento”.

A pós-graduação da Escola de Contas tem como principal objetivo assegurar a formação multidisciplinar aos técnicos e oficiais do TCEMG, proporcionando conhecimentos e habilidades específicos ao aperfeiçoamento do controle externo de contas além de conscientizar os servidores sobre a importância de uma atuação transparente e responsável.

Para o diretor da Escola de Contas, Gustavo Nassif, “o curso deve ser reconhecido como um espaço de integração entre os saberes acadêmicos e os produzidos na prática. Essa interação se realiza através da seleção de um corpo docente qualificado, mas também conhecedor das práticas do Tribunal de Contas”.

Em setembro de 2012, o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais avaliou a Escola de Contas e a conceituou com um “Triplo A” referente aos quesitos organização do curso, corpo docente e infraestrutura física e tecnológica. Agora, ela esta certificada como escola formal de ensino sem a necessidade de convênio com instituição particular para certificar seus cursos.

Neste ano, as aulas começaram em agosto e estão previstas para terminar em junho de 2013, totalizando uma carga horária de 432 horas/aula. O conteúdo programático foi dividido em dois eixos – o metodológico, que compreende, por exemplo, a matéria Metodologia de pesquisa científica/EAD, e o eixo de fundamentação –, sendo que as 33 disciplinas foram estruturadas a partir dos temas: direito, gestão, fiscalização, pessoas e sociedade.