Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG convida imprensa para atuar no controle social

14/03/2013

“O Tribunal de Contas reforça a importância do papel da imprensa no Controle Externo”, afirmou a Presidente da Corte de Contas de Minas Gerais, Conselheira Adriene Andrade, durante a reunião que antecedeu o encontro “Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local”, no dia 13 de março de 2013. Jornalistas de todos os veículos de comunicação foram recebidos no Salão Inimá de Paula do TCEMG, para um café da manhã e para a divulgação do evento.

Na visão da Presidente ,“quando a imprensa divulga notícias sobre problemas na gestão pública, ela mostra para a sociedade as distorções administrativas e isso é uma forma de controle”. Destacou, também, a  aproximação que pretende estabelecer com os veículos de comunicação durante seu mandato à frente do TCE: “Quero pedir que a imprensa atue como parceira nesse controle social”, declarou.

Como Vice-Presidente do TCEMG e Vice- Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselheiro Sebastião Helvecio, destacou a importância do encontro que está  sendo realizado em todo o País: “Hoje, todos os Tribunais de Contas estão reunidos com o Sebrae e com as Assembleias Legislativas para que possamos promover em todos os 5.565 municípios brasileiros essa oportunidade da aplicação da Lei Complementar 123/06”.

De acordo com o Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro, “a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas fortalece as unidades locais ao mesmo tempo que estimula o crescimento e aumenta a competitividade”.

A propósito do encontro, o Diretor do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG), Fábio Veras, disse que “hoje é um dia simbólico para as micros e pequenas empresas porque todos os Tribunais de Contas estão reunidos com os respectivos Sebraes, para dar o pontapé inicial na aplicação da lei.”

Dada a inegável relevância do evento, o Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Ângelo Roncalli, garantiu o apoio e incentivo da instituição para a aplicação da lei: “Estamos de punhos cerrados nessa luta” - enfatizou .

Em linhas gerais, o principal objetivo do evento, realizado pelo TCEMG, em parceria com o Sebrae e ALMG, foi estimular a criação de um ambiente favorável a  negócios, por meio de ações que facilitem a implementação da Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas (MPE) nos municípios, especialmente no que diz respeito às compras governamentais.