Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro no Rio destaca ouvidorias como canal de aproximação com a sociedade

12/08/2013

A importância das Ouvidorias de Contas como um canal de comunicação com a sociedade foi o destaque da solenidade de abertura do Encontro do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas – XII ECCOR, na manhã desta segunda-feira (12). O evento, que reúne conselheiros e servidores de TCs de todo o país na cidade do Rio de Janeiro, está sendo realizado pelo Colégio dos Corregedores e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (CCOR), TCE-RJ, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB).

Em seu pronunciamento, o Presidente do CCOR e Conselheiro Corregedor do TCEMG, Cláudio Couto Terrão, comemorou os resultados do trabalho do Colégio dos Corregedores e Ouvidores: “Falta pouco para completarmos 100% de Ouvidorias implantadas nos Tribunais de Contas do Brasil”.

Para Terrão, “as Ouvidorias implantadas nos Tribunais de Contas, onde se dá como prerrogativa constitucional o controle externo dos gastos da administração em todos os seus níveis, são instrumento para que a sociedade se manifeste sempre em favor da transparência, da ética e da cidadania no uso dos recursos públicos”.

O Vice-Presidente do TCEMG e do Instituto Ruy Barbosa (IRB), Conselheiro Sebastião Helvecio, encerrou a solenidade de abertura com o anúncio do lançamento de dois cursos que serão promovidos pelo instituto. O primeiro deles é o de atividade de Inteligência Estratégica, que ocorrerá em Brasília no fim do mês e o segundo sobre Gestão em Ouvidorias, na primeira semana de outubro. Sebastião Helvecio agradeceu à Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, e ao Presidente do CCOR, Conselheiro Cláudio Terrão, que, segundo ele, “são defensores do ideário de trazer o controle social para os tribunais de contas”. O Vice-Presidente parabenizou o trabalho dos servidores envolvidos na realização do evento, dentre eles, a Coordenadora da Secretaria da Ouvidoria do TCEMG e Secretária do CCOR, Carla Tângari.

O Presidente do TCE-RJ, Conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Jr., enfatizou que as ouvidorias reforçam a cidadania e o Estado Democrático de Direito e o Ouvidor do TCE-RJ, Aluísio Gama de Souza, observou que os protestos realizados nas ruas do país nos últimos meses comprovam a disposição da sociedade em participar.

Com o tema “Transparência, Ética e Cidadania – O papel estratégico das Corregedorias e Ouvidorias dos TCs”, o XII ECCOR tem como objetivo fomentar o debate, oferecer informações e disseminar conhecimento sobre o papel da ética diante dos desafios de atuação das instituições públicas e a importância da transparência e do controle social para a efetividade das ações de controle.

No período da manhã, o evento teve as conferências do professor de Ética e Filosofia da USP, Renato Janine Ribeiro, e do Gerente Executivo do Instituto Ethos, Caio Magri, além de um debate mediado pelo jornalista e apresentador da GloboNews, Sidney Rezende. À tarde, os participantes dividiram-se em grupos para a realização de oficinas sobre transparência e ética.