Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de evento do IRB em Fortaleza

09/09/2013

O Conselheiro Vice-Presidente, Sebastião Helvecio, o Conselheiro Wanderley Ávila, o Auditor Hamilton Coelho, o assessor Marconi Augusto Braga e o chefe de gabinete Ronaldo Jayme Machado integraram a equipe que representou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCEMG – no 2° Curso de Aperfeiçoamento para membros dos Tribunais de Contas e na Assembleia Geral do Instituto Rui Barbosa – IRB, realizados em Fortaleza, Ceará, nos dias 05 e 06 de setembro. Durante o evento foi lançada oficialmente a nova Plataforma de Educação a Distância do Instituto Rui Barbosa, que teve importante participação do Conselheiro Sebastião Helvecio na apresentação da proposta e concepção do projeto.

Mais de 20 tribunais de contas brasileiros participaram do encontro, organizado pelo TCE do Ceará e pelo Instituto Rui Barbosa, como parte das comemorações dos 40 anos do IRB. Participaram conselheiros e auditores de todo o País, além de procuradores e servidores da área de controle externo. Até 2017, as capacitações do IRB objetivam promover o aperfeiçoamento de 80% dos membros dos TCs , uma ação prevista nos Planejamentos Estratégicos do Instituto e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Assembleia e curso

A Assembleia Geral foi aberta pelo presidente do IRB, Severiano Costandrade, e pelo Conselheiro Corregedor do TCE-CE e vice-presidente de Tecnologia e Informação do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes, que destacou a repercussão do evento revelada pela presença de representantes dos tribunais de contas de todo o País. “Todos os esforços objetivam oferecer um trabalho cada vez mais eficiente à sociedade”, enfatizou. Durante a Assembleia Geral, também foram apreciados os novos estatutos do IRB, o eleitoral e a prestação de contas do exercício de 2012.

Ainda na abertura, o IRB prestou uma homenagem ao ex-conselheiro do TCE-RS, Victor José Faccioni, um dos grandes colaboradores do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros –Promoex. “Fiquei sensibilizado com a homenagem. Ela remete a um laço de amizade, trabalho e de equipe de todas as entidades envolvidas na promoção de uma ação conjunta de aprimoramento do controle das contas públicas.” Para Faccioni, esse controle “objetiva evitar desvio de recursos públicos e assegurar melhor aplicação, não só do ponto de vista legal, mas também de resultado”.O Instituto Rui Barbosa também homenageou os tribunais de contas e personalidades que contribuíram durante com a Associação Civil de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas.

A aula inaugural do Ministro do Tribunal de Contas de União, Ubiratan Aguiar, sobre o tema “os desafios do controle externo: uma visão para o futuro” marcou o lançamento da plataforma de educação a distância do IRB. Segundo Ubiratan Aguiar, há necessidade de se ter um sistema nacional de contas. "Não se pode mais admitir essa separação entre Tribunais de Contas dos Municípios, do Estado e da União. É preciso haver uma integração. Temos que repensar um modelo de um Tribunal de Contas Administrativo."

No último dia, foi realizado o II Curso de Aprimoramento para Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, com o tema “Contas de Governo e Contas de Gestão”. A oficina, promovida pelo Instituto Rui Barbosa e TCE-CE, com apoio da Atricon, foi ministrada pela procuradora do Município do Rio de Janeiro, Vanice Lírio do Valle. A procuradora ressaltou que “os tribunais de contas precisam avançar, aprimorar a sua capacidade de comunicação, seja com o judiciário, seja com a sociedade”.