Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Unaí recebe último encontro técnico do ano

16/09/2013

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Conselheiro Sebastião Helvecio, abriu , nesta segunda-feira (16/09), o oitavo e último evento do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2013, em Unaí, no Noroeste de Minas. Em seu discurso de abertura, o Conselheiro enfatizou a necessidade de se reduzir as desigualdades regionais e se alegrou por reencontrar a comunidade do município, que, no seu entender, sintetiza o estado mineiro. "Enquanto as Minas representam as regiões de mineração, os Gerais são os campos, a produção agrícola, e Unaí está neste grupo com sua expressiva produção de grãos e pecuária leiteira. É uma alegria encerrar o Encontro nessa região, pois viemos falar da importância do desenvolvimento local, a partir do planejamento", afirmou Helvecio, fazendo referência ao tema dos encontros deste ano: Planejamento e controle em favor do desenvolvimento local".


Foi a primeira vez que o TCEMG levou um grande evento de capacitação técnica para a região Noroeste de Minas Gerais. Desde junho foram realizados encontros em Belo Horizonte, Pouso Alegre, Pirapora, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Uberaba e Ipatinga, movimentando um público total de aproximadamente 2.500 pessoas, entre autoridades e servidores municipais. A realização do evento em cidades pólo do interior deu oportunidade aos 853 municípios mineiros de capacitar seus servidores a utilizarem ferramentas de legislação e administração pública para contribuir com o aquecimento da economia local. A série de eventos é realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação dos Membros dos Tribunal de Contas do Brasil – Atricon, o Instituto Rui Barbosa – IRB e a Associação Mineira de Municípios (AMM).
 
Pronunciamentos

O prefeito de Unaí e diretor regional da AMM, Delvito Alves, deu boas-vindas aos cerca de 150 participantes presentes, vindos de 25 municípios da região. "O encontro técnico tem a importância de capacitar os servidores públicos municipais. A presença das entidades realizadoras na cidade evidenciam a potencialidade da nossa região e do nosso PIB agropecuário", comemorou o gestor. O vice-presidente da Câmara Municipal de Unaí, vereador Edimilton Andrade, destacou que o evento engrandece os servidores da cidade e o comércio local, sendo de grande importância para a economia regional.

 

O gerente regional do Sebrae, William Rodrigues, informou aos presentes que cerca de 20 mil microempreendedores da região Noroeste podem se beneficiar da aplicação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a Lei Complementar 123/2006, nas licitações e contratos com os municípios. Segundo ele, a região Noroeste tem quase todos os municípios com leis municipais vigentes para viabilizar a aplicação do estatuto.

 

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, conceituou em seu discurso que os sonhos nos levam ao encontro de oportunidades. Para o deputado estadual, o Encontro Técnico é um momento de justiça social, em contraste com a realidade "malévola" de concentração de recursos públicos nas mãos da União, que segundo ele investe menos do que deve nas áreas sociais. "A saúde só está de pé graças às famílias e municípios", afirmou Pinheiro.

 
 
Palestra
 Ainda na manhã do dia 16, o Conselheiro Sebastião Helvecio conduziu palestra dirigida a empresários locais e servidores municipais. Com o tema “Lei 123/2006, Instrumento de desenvolvimento local”, o vice-presidente do Tribunal abordou o Estatuto Nacional da Microempresa. Ele afirmou que a administração pública precisa de bons serviços de controle e que a diferença entre o Brasil e países sem corrupção não é de honestidade, mas de presença do Estado em ações de controle.