Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Fazenda adotará sugestões do TCE para Nota Fiscal Eletrônica

06/11/2013

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), Sebastião Helvecio, divulgou, durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (6/11), que a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) adotará algumas propostas de melhorias no preenchimento das notas fiscais eletrônicas (NF-e), sugeridas pela equipe do Projeto Suricato. “A nosso ver, as propostas podem ser revertidas em benefício tanto do controle externo quanto da gestão pública”, defendeu o Conselheiro, que foi comunicado da decisão por ofício do Secretário Leonardo Maurício Colombini. Todos os membros do colegiado presentes cumprimentaram Sebastião Helvecio pela contribuição dada ao Governo.

Um convênio celebrado em 2010 entre o TCEMG e a SEF possibilitou o acesso do Órgão de Controle à base de dados das NF-e, para uso do Suricato nas ações da fiscalização integrada. “A parceria, inédita no Brasil, tem se mostrado cada vez mais efetiva na nossa atuação fiscalizatória, além de propiciar a identificação de problemas que podem servir de base para a proposição de políticas públicas”, esclareceu o Conselheiro Sebastião Helvecio.

Íntegra do pronunciamento

Sessão Plenária de 06/11/2013

Senhora Presidente,
Senhores Conselheiros,
Senhor Procurador,

A base de dados das notas fiscais eletrônicas (NF-e) disponibilizada a este Tribunal pela Secretaria de Estado da Fazenda − por meio do Convênio n. 1910001626, de 08/02/2010 − tem sido uma das principais fontes de informação utilizadas pelo Suricato nas ações da fiscalização integrada.

O conhecimento e o manejo dessa valiosa ferramenta, por parte desta Casa, motivaram o encaminhamento de propostas àquela Secretaria no intuito de promover melhorias no preenchimento de campos das NF-e, além de sugestões de encaminhamento a órgão nacional de regulação de mercado, as quais, a nosso ver, podem ser revertidas em benefício tanto do controle externo quanto da gestão pública.

Para nossa alegria, a Secretaria de Estado de Fazenda, mediante o OF.SEF.GAB.SEC.N.869/13 subscrito pelo Secretário Dr. Leonardo Maurício Colombini, informa-nos das providências de implantação, já para 2014, de algumas das medidas sugeridas que passarão a compor o Manual da NF-e.
A parceria firmada entre este Tribunal de Contas e a Secretaria de Estado da Fazenda, inédita no Brasil, tem se mostrado cada vez mais efetiva na nossa atuação fiscalizatória, além de propiciar a identificação de problemas que podem servir de base para a proposição de políticas públicas.

Tribunal de Contas, 06 de novembro de 2013.

Sebastião Helvecio
Conselheiro