Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Gilberto Diniz recebe homenagem pela sua posse

11/12/2013

O mais novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Gilberto Pinto Monteiro Diniz, foi homenageado pela investidura no cargo em sessão solene, realizada 11/12, no Auditório Vivaldi Moreira, situado no prédio sede do Tribunal. Ele foi escolhido pelo Governador Antonio Augusto Junho Anastasia em uma lista tríplice encaminhada pelo TCEMG para preencher a vaga de Conselheiro destinada a um representante do corpo de auditores da Corte de Contas.

A solenidade foi presidida pela Conselheira Adriene Barbosa de Faria Andrade, atual Presidente da Corte, e a mesa de honra foi composta por autoridades que representaram diversos órgãos e poderes do Estado. O Governador Antonio Anastasia participou da cerimônia e ressaltou a difícil missão de escolher um membro de uma lista tríplice, onde todos são merecedores pois apresentaram um currículo muito expressivo. Gilberto garantiu que fará tudo para honrar a investidura no cargo de Conselheiro do TCEMG, instituição presente em sua vida há 25 anos.

Manifestações

Gilberto Diniz agradeceu as homenagens demonstrando todo o respeito pela instituição cuja trajetória já faz parte da sua e garantiu que fará tudo para honrar a investidura no cargo de Conselheiro do TCEMG, instituição presente em sua vida há 25 anos. “O Conselheiro deve, sem fraquejar, buscar ouvir as demandas, as preocupações, as expectativas dos cidadãos e dos jurisdicionados em geral”, ressaltou.

A Presidente Adriene Andrade descreveu a alegria em ter Gilberto Diniz como Conselheiro deste Tribunal. “Meu prezado amigo, o ato de sua posse transcendeu a individualidade para alcançar todos os servidores desta Corte. Todos os servidores sentiram a emoção de serem elevados ao mais alto cargo deste órgão”, declarou. Também discursou na solenidade o Auditor Hamilton Coelho, que fez uma retrospectiva da carreira de Gilberto Diniz como servidor concursado, Auditor e agora Conselheiro. 

Além do Governador e da Presidente, compuseram a mesa de honra, o homenageado, Conselheiro Gilberto Diniz; o Desembargador Wagner Wilson Ferreira, representando o Presidente do Tribunal de Justiça; o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Glaydson Santo Soprani Massaria; a Defensora Pública do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, representando a Defensora Pública Geral do Estado, Andréa Abritta Garzon; a Secretária Especial de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas, Maria Fernanda de Morais, representando o Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o Capitão Palma, representando o comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão do Exército Vicente Gonçalves Magalhães; o Ministro Substituto Marcos Bemquerer, representando o presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Augusto Nardes; o Superintendente Regional da Polícia Federal, Sergio Barboza Menezes; o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Divino Pereira Brito, representando o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Martins Sant’ana; o Diretor de Planejamento Setorial da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Aurélio Gomes Veado, representando o Chefe da Polícia Civil, Delegado- Geral Cylton Brandão da Matta e o Coronel Edson Alves Franco, representando o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, Coronel BM Silvio Antônio de Oliveira Melo.

Prestigiaram ainda a cerimônia, o Conselheiro Vice-Presidente Sebastião Helvécio, o Conselheiro Corregedor Cláudio Terrão, o Conselheiro Wanderley Ávila, o Auditor Hamilton Coelho, a Procuradora Sara Meinberg Schmidt de Andrade Duarte, a Procuradora Cristina Andrade Melo, os Conselheiros Eduardo Carone Costa, Paulo Abércio e Sylo Costa. 

Currículo

Destacamos os seguintes trechos da biografia e da vida pública de Gilberto Pinto Monteiro Diniz:

Gilberto Pinto Monteiro Diniz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 06 de setembro de 1962, filho de Raimundo Diniz e Maria Pinto Diniz. É casado com Márcia Meireles de Melo Diniz e tem dois filhos, Marina e Thales.

Iniciou sua carreira profissional em 1977, no escritório contábil e de advocacia de seus irmãos Elair Matheus Diniz e Jorge Diniz, denominado Contabilidade Confiança Ltda., onde trabalhou até maio de 1991.

Graduou-se em Ciências Contábeis pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, em Belo Horizonte, no dia 17 de dezembro de 1987.

Em 17 de julho de 1988, após aprovação em concurso público, tomou posse e entrou em exercício no cargo efetivo de Contador-Inspetor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, atual Técnico do Tribunal de Contas, especialidade Inspetor de Controle Externo.

No Tribunal de Contas foi lotado, inicialmente, no então 3º Serviço de Fiscalização Financeira e Orçamentária da extinta DFOM – Diretoria de Fiscalização Financeira e Orçamentária de Municípios.

A partir de maio de 1990 passou a prestar serviços no Gabinete do Conselheiro Maurício Brandi Aleixo. De 1º de maio de 1995 a 14 de agosto de 1999 ocupou o cargo de provimento em comissão de recrutamento restrito de Assessor do Conselheiro Maurício Brandi Aleixo.

Em 20 de dezembro de 1991 concluiu o curso de Licenciatura Plena para a graduação de professores da parte de formação especial do currículo do ensino de 2º grau, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG, que originou registro no MEC para ministrar aulas relativas às disciplinas Contabilidade e Custos, Organização e Técnicas Comerciais, e Direito e Legislação.

Foi aprovado em concurso público da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para o cargo efetivo de professor de contabilidade do ensino médio, curso técnico em contabilidade. Tomou posse e entrou em exercício no início de 1994, mesmo ano em que pediu exoneração, devido ao acúmulo de atividades.

Concluiu o curso de pós-graduação “lato sensu”, especialização em Controle Externo, em 06 dezembro de 1996, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, em convênio com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo).

Em 15 de dezembro de 1998, concluiu o curso de graduação em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, sediada em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.

Após a aposentadoria do Conselheiro Maurício Brandi Aleixo, ocorrida em 14 de agosto de 1999, retornou ao Órgão Técnico do Tribunal de Contas. Inicialmente, foi lotado no extinto Departamento de Reexame e Apoio Operacional – DERAOP – da Diretoria de Auditoria Externa – DAE. Posteriormente, de 16 de setembro a 06 de dezembro de 1999, foi designado Coordenador da  Coordenadoria de Área de Análise de Contas do Executivo Municipal da Diretoria de Análise Formal de Contas – DAC.

Em 07 de dezembro de 1999 foi nomeado Assessor do Conselheiro Eduardo Carone Costa. Ocupou esse cargo de provimento em comissão de recrutamento restrito até 02 de fevereiro de 2005.

No dia 03 de fevereiro de 2005, foi nomeado Chefe de Gabinete do Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Eduardo Carone Costa, cargo que ocupou até 21 de março de 2006.

Após aprovação em concurso público de provas e títulos, foi nomeado para o cargo de Auditor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, e tomou posse às 11h do dia 22 de março de 2006, quando entrou em exercício e foi condecorado com o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim.

Em 09/10/2013, após aprovação pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi nomeado pelo Governador Antonio Augusto Anastasia para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), sendo empossado no mesmo dia.