Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente do IRB toma posse e diz que tribunais de contas são instrumentos da democracia

26/03/2014

“Vou iniciar com uma declaração de amor: uma declaração de amor à democracia.” Com essas palavras, o Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Conselheiro Sebastião Helvecio, abriu seu discurso de posse na Presidência do Instituto Rui Barbosa (IRB), em solenidade ocorrida, hoje (26/03/14), no Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

novo Presidente do IRB afirmou que “não vê no modelo democrático instituição que possa ser mais sólida do que a dos tribunais de contas para dar fortalecimento à democracia. E nós temos a visão correta do que deve ser a capacitação dos tcs”. Sebastião Helvecio defendeu o investimento no que ele chama de santíssima trindade do trabalho das cortes de contas: valorizar os controles internos, melhorar o controle externo e investir no controle social. “A partir desse triângulo teremos condições de sermos mais percebidos pela sociedade e, consequentemente, instrumentos da democracia”, justificou.

Conselheiro Sebastião Helvecio agradeceu à Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, cujo apoio foi fundamental para que ele assumisse esse compromisso à frente do IRB. “Lembro-me do carinho da Presidente, colocando todo o esforço do Tribunal mineiro para que essa minha caminhada fosse mais fácil e exitosa. Minha querida Presidente Adriene Andrade, se aqui estou é pelo coração e pela generosidade de Vossa Excelência”, reconheceu o Conselheiro.

Sebastião Helvecio agradeceu ainda aos seus pares dos tribunais de contas do Brasil, à sua família, que o apoiou incondicionalmente apesar das constantes ausências do lar que o novo cargo exigirá, e concluiu dizendo que vai devotar o seu trabalho à produção do conhecimento que, para ele, é a missão primordial do Instituto.

Em sua despedida, o ex-Presidente do IRB, Conselheiro do TCE-TOSeveriano Costandrade ressaltou as suas realizações à frente do Instituto. Ele destacou um de seus legados que foi a capacitação de mais de 11 mil membros e servidores dos tribunais de contas do Brasil.

nova diretoria do IRB tem mais dois representantes do TCE de Minas. O Conselheiro Gilberto Diniz integra a nova diretoria do IRB como tesoureiro e o Conselheiro Substituto Hamilton Coelho é suplente do conselho.

Além da Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, estiveram presentes à solenidade, os conselheiros do TCEMG, Cláudio Terrão (corregedor), Wanderley Ávila, José Alves Viana e Gilberto Diniz; os conselheiros substitutos Licurgo Mourão e Hamilton Coelho, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de MG, Glaydson Massaria; o procurador Marcílio Barenco; e as procuradoras Sara Meinberg e Elke Moura. 

Atricon

solenidade, conduzida pelo Presidente do TCU, Ministro Augusto Nardes, marcou também a posse do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Conselheiro Valdecir Pascoal, na Presidência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a inauguração das novas instalações da Corte de Contas federal.

Compõem a nova Diretoria da Atricon pelo TCEMG, o Conselheiro Cláudio Terrão e o Conselheiro Substituto Licurgo Mourão, na Diretoria de Controle Externo e o Conselheiro Wanderley Ávila na Diretoria Administrativa.

À tarde, a Presidente Adriene Andrade, o novo Presidente do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio, os conselheiros José Alves Viana e Gilberto Diniz; e servidores do TCEMG participaram de uma reunião no Instituto Serzedelo Corrêa do TCU. A servidora Raquel Simões representou o Instituto Rui Barbosa em outra reunião em Brasília para tratar da rede Infocontas.