Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG lança certidão totalmente eletrônica

01/04/2014

Em breve, 100% das certidões que são emitidas pela área técnica do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) poderão ser solicitadas on-line. O TCEMG está em fase final de redesenho de todos os procedimentos que envolvem a emissão do documento. A certidão digital (e-certidão) irá automatizar o processo e permitir que a solicitação e disponibilização de certidões sejam feitas no portal do Tribunal de Contas na internet.

A Diretora de Tecnologia da Informação, Cristiana Siqueira Veloso de Andrade, ressaltou que “a ferramenta irá trazer mais comodidade, agilidade e transparência para os 853 municípios de Minas Gerais”. “O TCEMG procura sempre oferecer soluções práticas para o dia-a-dia dos gestores públicos”, destacou a diretora. Ela enfatizou, ainda, que a ferramenta irá “eliminar a necessidade de os gestores se deslocarem de seus municípios até Belo Horizonte para obterem suas certidões”.

Helbert Teixeira, Manoel Messias e Fernando DillyAtualmente, os gestores precisam formalizar a requisição em papel, protocolizá-la e buscar o documento, quando pronto. O Secretário Geral e do Tribunal Pleno do TCEMG, Alexandre Lima, destacou que “o avanço das ferramentas de Tecnologia da Informação trouxe soluções práticas para o cotidiano e a Presidente Adriene Andrade quer acompanhar essa evolução para oferecer aos jurisdicionados a comodidade de poder resolver tudo sem que precisem se deslocar, o que é um ganho considerável, tendo em vista o tamanho do Estado de Minas Gerais.” O Secretário também ressalta que já foram emitidas mais de 16.000 certidões eletrônicas para atendimento à Resolução nº 156 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que exige, dos ocupantes de cargos em comissão e função de confiança no Judiciário, a certidão de nada consta nos Tribunais de Contas. “Essa experiência piloto foi fundamental para que fosse testado e aprimorado o sistema, brilhantemente concebido pelos analistas e programadores do próprio TCEMG”, elogiou.

Alexandre Lima e Gustavo VidigalAlém de gerar economia e oferecer aos jurisdicionados mais praticidade e agilidade no atendimento, a nova ferramenta também irá trazer mais segurança. “Será exigido o uso de certificação digital para requisição, e o Tribunal também utilizará a mesma ferramenta para assinar essas certidões”, explicou o Supervisor de Desenvolvimento de Sistemas Informatizados e Controle Externo, Breno de Assis Soares.

O Diretor de Controle Externo dos Municípios, Gustavo Vidigal Costa, destacou que com a nova funcionalidade, o Tribunal fará uma “grande economia ao deixar de imprimir as certidões”. Para ele, a ferramenta “irá racionalizar o trabalho da Diretoria de Controle Externo na analise dos pedidos, na correção de divergências e na expedição das certidões”.