Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal abre série de Encontros Técnicos em Uberlândia

29/04/2014




Com o tema Gestão Responsável em Ano Eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) deu início, na manhã desta terça-feira, 29 de abril, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, à série de Encontros Técnicos TCEMG e os Municípios de 2014, que, este ano, é realizado em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM).

Durante a cerimônia de abertura, realizada na Fases - Faculdade Shalom de Ensino Superior, a Diretora da Escola de Contas e Capacitação, Natália Araújo, falou representando a Presidente da Corte de Contas, Conselheira Adriene Andrade. “Estamos alegres de estar num ambiente educacional, aqui nos sentimos em casa e temos a correta sensação do ofício para o qual estamos aqui”, exclamou Natália. O objetivo do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios é contribuir com a gestão pública por meio da capacitação dos servidores.

A diretora defendeu a necessidade do tema do evento, lembrando que a gestão municipal atual é marcada pela complexidade. “As prefeituras se deparam com uma quantidade enorme de convênios, que precisam participar por pressão da população, além de imposições legais. Apesar de as eleições serem estaduais e federais este ano, o Tribunal veio antecipar o debate com os municípios para que daqui a dois anos eles estejam preparados” , acrescentou Natália Araújo.

 O Prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, deu boas vindas ao público presente, formado por prefeitos, vereadores, secretários de governo, contadores, controladores, procuradores e chefes de gabinete de municípios da região. Em seu discurso, Machado reconheceu que o apoio do TCEMG à administração dos municípios é “importantíssimo”. Representando a Associação Mineira de Municípios (AMM), o Prefeito do Sacramento, Bruno Scalon, defendeu o uso de maior zelo pela administração em anos eleitorais. Para Scalon, os participantes dos Encontros Técnicos voltam para seus municípios enriquecidos de conhecimentos. “Admiro a postura elegante, firme, austera; porém solidária do Tribunal. Hoje não é um tribunal de inquisição, é um parceiro que nos oferece conhecimento para que os membros da administração façam a coisa certa”, elogiou.


Palestras

Ainda na manhã da terça-feira (29), a Diretora da Escola de Contas e Capacitação, Natália Araújo, apresentou a palestra Gestão e Eleição. À tarde, o público acompanhou as palestras Erros Frequentes em Licitações e Cuidados Especiais ao Licitar e Contratar em Ano Eleitoral, com a Assessora da Secretaria Executiva do TCEMG, Nájila Maria Jacques Ferreira; e Concursos Públicos e Cuidados Especiais em Ano Eleitoral, com a Coordenadora de Análise de Editais de Concursos Públicos, Ornella Maria Luísa Dell Oro Oliveira.

Segundo dia

No dia 30, os participantes voltaram a se reunir no auditório da Fases: Faculdade Shalom. O tema Sicom e a Lei de Acesso à Informação por meio do Portal Minas Transparente foi introduzido pela Diretora Natália Araújo e pela Diretora de Tecnologia da Informação, Cristiana Siqueira Veloso. O Supervisor de Tecnologia da Informação, Breno de Assis Soares, demonstrou o funcionamento do portal. Já a palestra sobre As Novas Regras da Contabilidade: Aspectos Práticos da Depreciação Patrimonial foi ministrada pela Coordenadora de Patrimônio do TCEMG, Denise Mariano de Paula. 

O procurador do Município de Uberlândia, Luís Antônio Lira Pontes, afirmou que os municípios têm sede do intercâmbio de informações promovido pelo TCE. “Nos sentimos envaidecidos quando o Tribunal vem ao Triângulo para discutir ideias e crescer junto. Não para punir, mas para melhorar a qualidade de vida do povo”, disse. Também compuseram a mesa diretora da cerimônia o vereador Professor Neivaldo e o diretor da Fases, Wércio Gomide.