Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal e MPMG assinam acordo para aumentar qualidade da fiscalização

30/09/2014

Foi assinado na tarde desta terça-feira, 30 de setembro, Termo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas (TCEMG) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). Assinaram o documento, a Conselheira Presidente, Adriene Andrade, e o Procurador-Geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt. O acordo tem o objetivo de agilizar e garantir “maior consistência e qualidade na apreciação da legalidade dos atos da Administração Pública”, por meio do fornecimento mútuo de documentos, dados e informações. A colaboração também se dará pelo compartilhamento de recursos de infraestrutura tecnológica de datacenter. 

De acordo com a parceria firmada, o Tribunal vai disponibilizar informações do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) e do Geo-obras. O TCEMG também poderá promover inspeções, a pedido do Ministério Público, em matérias que envolvam a proteção do patrimônio público. Já o MPMG se prontificou a agir com presteza, “propondo as medidas judiciais cabíveis, tão logo receba os dados fornecidos pelo TCEMG, informando os números e o andamento dos processos”. 

A Presidente Adriene Andrade salientou que a atuação do Ministério Público para coibir os danos ao erário e ao patrimônio público é fundamental para a sociedade mineira. “E é por isso que hoje fornecemos ao MP ferramentas de fiscalização e cruzamento de dados únicas no país. Customizamos o módulo auditor do SICOM e disponibilizamos o acesso ao Geo-Obras, um sistema de acompanhamento de obras públicas por meio do georreferenciamento, já consagrado no Controle Externo” – enfatizou a Conselheira.

O Acordo tem a interveniência da Procuradoria de Justiça Especializada no Combate ao Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais (PJCCAP), da Central de Apoio Técnico do MP (CEAT), do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAOPP) e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.

Assinaram o Termo também os coordenadores do PJCCAP, Procurador José Antônio Baeta de Melo Cançado; do CEAT, Promotor Edson de Rezende Castro; do CAOPP, Promotor Leonardo Duque Barbabela; e o Procurador-Geral do MP junto ao TCEMG, Daniel de Carvalho Guimarães.