Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE veste azul pela prevenção do câncer de próstata

05/11/2014

Foto: Thiago Rios GomesAs fachadas dos edifícios do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) ficarão iluminadas em azul neste início de novembro. É o símbolo da adesão da instituição ao movimento Novembro Azul, que durante este mês busca a conscientização da sociedade sobre as ameaças à saúde masculina, sobretudo o câncer de próstata. No período, o Tribunal também comemora um ano de publicação da Portaria da Presidência nº 118, de 14/11/2013, que, numa ação permanente, permite o abono do registro de ponto no dia em que os seus servidores realizarem exames de diagnóstico precoce da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que desenvolve o Novembro Azul, o intuito da campanha é conscientizar os homens sobre a doença, visando à diminuição da alta taxa de mortalidade. Em 2011, 13.129 pessoas morreram em decorrência do mal. Neste ano, as atividades do movimento compreendem a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação, além de um fórum no Congresso Nacional.

A estratégia da SBU é incentivar a realização de exames preventivos constantes, capazes de detectar o câncer de próstata antes do surgimento dos sintomas, que podem demorar a se manifestar. Se descoberto em estágio avançado, esse câncer pode ser fatal. A recomendação dos especialistas é que os homens procurem assistência médica a partir dos 50 anos, ou antecipem a consulta, a partir dos 45 anos, caso apresentem maior risco, seja por terem histórico familiar ou serem da raça negra. Para correto controle, os urologistas farão anualmente a dosagem do PSA no soro sanguíneo e o exame digital retal. A realização apenas do exame de sangue não é segura, porque, segundo os médicos, de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que 69 mil novos casos sejam diagnosticados em 2014.