Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas

14/07/2015

Já estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que será realizado dos dias 6 a 8 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte/MG. O evento promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCEMG pretende reunir Tribunais de Contas nacionais e internacionais, gestores públicos brasileiros e membros da academia brasileira e do mundo, com o objetivo de debater o tema e promover a multiplicação e o intercâmbio de conhecimentos com a apresentação de estudos acerca da qualidade das políticas públicas praticadas.

O Congresso está estruturado em duas atividades básicas, que ocorrerão em momentos distintos: 1) Conferências: palestras de acadêmicos de amplo reconhecimento na comunidade científica e/ou meio profissional; e 2) Salas Temáticas: apresentação de trabalhos de casos práticos, para as quais o pesquisador dos temas abordados ou todo e qualquer profissional interessado poderão submeter proposta de apresentação individual.

A partir do tema central, serão desenvolvidas atividades referentes às seguintes questões específicas: Políticas Públicas para a Saúde; políticas públicas para a educação; infraestrutura e parceria público-privada (PPP); compras públicas e desenvolvimento sustentável.

As inscrições podem ser feitas através do hotsite do congresso, no endereço libano.tce.mg.gov.br/eeventos/congressoirb e terão valores diferenciados para estudantes (R$100,00 até 17/08) e profissionais (R$300,00 até 17/08). Toda a programação e outras informações também estão disponíveis no hotsite.

O Congresso

Políticas públicas são ações governamentais caracterizadas como um complexo de programas e atividades planejadas e desenvolvidas pelos governos – que agem diretamente ou por meio de delegação, sendo que, por meio delas, busca-se atender aos anseios e necessidades da sociedade, empregando os recursos e o poder a eles confiados.

Atualmente, percebe-se a grande relevância do papel exercido pelos Tribunais de Contas no campo da avaliação, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas, considerando que a atividade desempenhada constitui, cada vez mais, valiosa contribuição não somente aos órgãos públicos gestores, mas, sobretudo, aos cidadãos alcançados pelos programas governamentais, muitas vezes de abrangência nacional.

O evento contará com a participação de técnicos e especialistas de órgãos e entidades que congregam instituições específicas da área ou que apoiam projetos de desenvolvimento, como a: Organização Latinoamericana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS); a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); a Organização das Nações Unidas (ONU); além de membros da academia internacional, como o Professor Daron Acemoglu − Professor de Economia Aplicada do Massachusetts Institute of Technology( MIT) e autor do livro “Por que as nações fracassam” e o Sr. Síndico Antonio Arias, de la Sindicatura de Cuentas del Principado de Asturias.