Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Alunos da pós-graduação participam das aulas presenciais durante encontros no interior

17/07/2015

Palestra de Gustavo Terra Elias no  Encontro Técnico em Uberlândia  Os alunos do primeiro curso à distância de pós-graduação da Escola de Contas estiveram presentes nos encontros técnicos realizados em seis cidades mineiras, nos meses de junho e julho, para desenvolvimento de conteúdo e solução de dúvidas diretamente com os professores. As aulas aconteceram em Juiz de Fora, Itajubá, Montes Claros, Governador Valadares, Uberlândia e Nova Serrana. O curso Gestão Pública e Controle com Foco em Resultados também teve uma etapa presencial na Conferência de Controle Externo, realizada em maio, em Belo Horizonte.
Gustavo Terra Elias, Coordenador de Capacitação da Escola de Contas, elogiou o empenho e a participação dos alunos que enfrentaram oito horas de atividades em sala de aula, após o encontro técnico, para aprofundar no tema licitações públicas, discutido nas palestras. Ele destacou que, a cada encontro, fica mais evidente o interesse dos pós-graduandos, sempre em busca de novidades e soluções.
Segundo Gustavo, a formação técnica é de fundamental importância para o crescimento profissional. Esse novo curso, na plataforma virtual, tem como objetivo facilitar o acesso dos alunos aos conhecimentos especializados para que venham desempenhar com excelência as atribuições de seus cargos. “A pós-graduação oferecida pelo Tribunal de Contas visa suprir a necessidade de capacitação dos seus jurisdicionados e funcionários, além de ser uma política pública estabelecida na Constituição”. Estão matriculados cerca de 500 alunos, de 180 municípios mineiros.
De acordo com a Diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Natália Araújo, a instituição está programando outra rodada de aulas presenciais ainda para este segundo semestre de 2015. A ideia é coincidir novamente com uma segunda série de encontros técnicos no ano. “Ao combinar os encontros que percorrem o Estado com as aulas presenciais, facilitamos a logística não só para a Escola de Contas e para o Tribunal, como também para os alunos, que podem aproveitar seus deslocamentos para participar de duas ações de capacitação simultâneas. Dessa forma, difundimos mais conhecimento, trocamos mais experiências e reduzimos os custos, otimizando a aplicação dos recursos públicos”, explicou a diretora.
Bruno dos Santos Hortêncio é aluno da Escola de Contas e funcionário da prefeitura de Veríssimo, no Triângulo mineiro. Ele foi até Uberlândia participar do Encontro Técnico e participar das aulas presenciais. Para ele, os encontros são boas oportunidades de se discutir e tirar dúvidas. “Acho que Tribunal deveria estender esses momentos de debate principalmente aos gestores, ordenadores de despesa, prefeitos e vereadores, para que eles tomem ciência do que é a administração pública” – opinou o aluno.
As aulas foram ministradas pelos professores e analistas do TCEMG, Gustavo Terra Elias, Paulo Henrique Figueiredo, Nájila Jacques Ferreira e Pedro Henrique Magalhaes Azevedo sobre o tema “Planejamento de Compras e falhas comuns por falta de planejamento”.