Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Revista do TCEMG destaca importância do controle das políticas públicas

13/08/2015

A nova revista foi anunciada pelo Presidente Sebastião Helvecio ( Foto: Karina Camargos Coutinho) O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais publicou a primeira edição do ano da Revista do TCEMG. O anúncio foi feito pelo Presidente Sebastião Helvecio, durante a sessão plenária do dia 12 de agosto. De acordo com a Coordenadora da Revista, Denise Mariano de Paula, o periódico pretende destacar, em 2015, a importância do controle das políticas públicas. A nova edição homenageia o médico sanitarista Carlos Chagas, referência mundial em Saúde Pública por descrever a doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Neste número, a Revista do TCEMG apresenta 12 trabalhos selecionados. Na seção Ensaio, por exemplo, há uma reflexão sobre o controle das políticas governamentais, em que a Procuradora do Ministério Publico junto ao Tribunal de Contas de São Paulo, Élida Graziane Pinto, nas palavras da Coordenadora, “destaca a importância de seu acompanhamento em todo o ciclo orçamentário, com avaliação dos programas, aferição de custos e resultados e o cotejamento do planejado e o realizado sob uma perspectiva vinculante”.

Os artigos foram selecionados pelo critério double-blind review Seleção

 Entre as seis revistas de tribunais de contas brasileiros, a do TCEMG é a primeira a publicar artigos científicos selecionados pelo critério double-blind review, que consiste na avaliação imparcial e impessoal de cada trabalho por dois pareceristas credenciados. Em suas análises, eles avaliam a pertinência, a inovação e o ineditismo da pesquisa. Esse procedimento é auxiliado pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), recentemente implantado pelo Tribunal, para que todo processamento do artigo possa ser acompanhado, desde o protocolo eletrônico até a emissão do parecer final.

 Segundo Denise Mariano, a nova publicação contou com o trabalho da Direção da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, da Diretoria de Tecnologia da Informação, além da equipe da própria revista. Ela detalhou que foram necessários “exaustivos” testes para implantação do SEER, já que o sistema é uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação. capa da revista“Tais medidas, aliadas ao esforço de divulgação nacional do periódico junto a universidades, instituições de pesquisa e revistas com qualificação superior, já lhe renderam exogenia (participação externa) de conselho de pareceristas e autores equivalente a 45%, o que a alçaria ao seleto grupo de periódicos científicos cujo estrato indicativo da qualidade é avaliado pela Capes com o nível B2. Na área da administração pública, são apenas 10 revistas no Brasil que estão em tal patamar de avaliação”, informa a Coordenadora.