Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Trajetória de modernização é lembrada em homenagem aos 80 anos do Tribunal na ALMG

15/09/2015

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou sessão, na noite desta terça-feira, 15 de setembro, em homenagem aos 80 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), completados no último dia 9. O Deputado Wander Borges, autor do requerimento que deu origem ao tributo, afirmou que a situação enfrentada pelo país - com grade desigualdade, impostos elevados e serviços de baixa qualidade - exige mandatários compromissados com o interesse público e o bem comum. “Instituições sólidas e efetivas são construídas com zelo, denodo e afinco; destaco por isso a trajetória de modernização pela qual passa o Tribunal na gestão do nosso Conselheiro Presidente Sebastião Helvecio. Parabéns a todos que fizeram parte dos seus quadros, parabéns para os que hoje o integram, parabéns Minas Gerais por ter esta importante instituição democrática na plenitude. E viva o Tribunal de Contas”, comemorou o Deputado no encerramento do discurso.

Ao retornar ao plenário do Parlamento Mineiro, no qual serviu por seis mandatos, o Presidente Sebastião Helvecio recordou que, naquele momento, fazia seu discurso na tribuna do lado direito da mesa diretora, local em que a população tinha voz durante a Constituinte Estadual, nos anos de 1988 e 1989, quando também exerceu mandato popular. “A ALMG teve a coragem cívica, na Constituição Cidadã de 1989, de dar ao Tribunal de Contas todos os instrumentos necessários para que ele seja de fato um instrumento da cidadania. Nós do TCEMG estamos convencidos de que a missão institucional dada pelo povo, pela Assembleia, deve ser exercida com empolgação, dedicação e sobretudo a favor do cidadão”, disse. Imbuído do espírito democrático, o Conselheiro Presidente reforçou que o sentido de existência das instituições públicas é o serviço que prestam pela melhoria das condições de vida da população. Como exemplo da dedicação crescente do Tribunal à sociedade, ele anunciou que o órgão alcançou recentemente o número de 12 milhões de notas fiscais eletrônicas analisadas em seus sistemas informatizados, o que permite a fiscalização em tempo real da aplicação de R$ 58 bilhões, recursos esses dos cofres públicos estadual e municipais.

Representando o Presidente da ALMG, Deputado Adalclever Lopes, o Primeiro Vice-Presidente, Deputado Hely Tarquínio, leu mensagem enaltecendo a atuação histórica do Tribunal de Contas, sobretudo após a redemocratização brasileira. “Em nome da consciência democrática e republicana, louvo o TCEMG , instituição que reafirma a autonomia de independência dos poderes, em vista à valorização da cidadania”, se expressou a presidência do Legislativo.

Presenças

Também estiveram na sessão legislativa os Conselheiros do TCEMG Wanderley Ávila, José Viana e Gilberto Diniz; os deputados João Alberto Paixão Lages e Dalmo Ribeiro. Além da Procuradora do Ministério Público junto ao TCEMG, Sara Meinberg; da Diretora Geral do TCEMG, Raquel Simões; do Chefe de Gabinete do Conselheiro Presidente, Ronaldo Machado; da Diretora da Escola de Contas, Natália Araújo; da Diretora do Centro de Integração da Fiscalização e de Gestão de Informações Estratégicas, Jacqueline Gervásio, e dezenas de outros servidores da Corte de Contas. A lado dos oradores, sentaram-se à mesa de honra da solenidade o Ouvidor Geral do Estado, Fábio Caldeira; a Defensora Pública-Geral, Christiane Neves Procópio Malard; e o Vice-Prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros.

Veja cobertura fotográfica.