Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG ganha memorial para comemorar aniversário

09/10/2015

Momento da inauguração do “Memorial Conselheiro Eduardo Carone Costa”Os 80 anos de história do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, completados há exatamente um mês, ganharam, hoje (09/10), mais um importante capítulo. O Presidente Sebastião Helvecio inaugurou o “Memorial Conselheiro Eduardo Carone Costa”, localizado no Hall de entrada do edifício-sede e lançou também a pedra fundamental do Centro de Integração da Fiscalização e de Gestão de Informações Estratégicas do TCEMG – Suricato.

Representando a família, o filho do Conselheiro, Eduardo Carone Júnior, fez um agradecimento emocionadoO memorial homenageia o Conselheiro Eduardo Costa que, desde 1962, dedicou 51 anos de sua vida profissional ao Tribunal de Contas mineiro. Nascido em Visconde do Rio Branco, advogado e administrador, Carone exerceu diversos cargos no TCE, dentre eles o de Auditor, Conselheiro, Corregedor e Presidente da Instituição. Aposentou-se em março de 2013 e faleceu em novembro de 2014. Representando a família, o filho do Conselheiro, Eduardo Carone Júnior, fez um agradecimento emocionado e salientou que o pai era “um homem que gostava de olhar para o passado como forma de se preparar para o futuro”.

O Presidente Sebastião Helvecio lembrou a acolhida que teve de Eduardo Carone Costa ao tomar posse no Tribunal de Contas como Conselheiro. Enfatizou que recebeu, do decano à época, os sábios ensinamentos de quem já tinha uma longa trajetória e uma bela história na Corte.

A Solenidade teve, ainda, o lançamento da cápsula do tempo que ficará lacrada pelos próximos 80 anosA Solenidade teve, ainda, o lançamento da cápsula do tempo que ficará lacrada pelos próximos 80 anos, contendo um pencard com registros históricos do TCEMG, como o vídeo institucional do Tribunal de Contas, o Diário Oficial de Contas – D.O.C. de 9/10/2015, a Revista do Tribunal, o Relatório de Atividades de 2014, o Relatório de Atividades dos 1º e 2º semestres de 2015 e apresentação do projeto de construção do Centro de Integração da Fiscalização e de Gestão de Informações Estratégicas do TCEMG - Suricato. A cápsula guarda, ainda, o jornal O Tempo, de 9/10/2015; o jornal Estado de Minas, da mesma data; a Impressão do Diário Oficial de Contas com o texto sobre o Lançamento da Pedra Fundamental e o Informativo do Tribunal de Contas.

Sebastião Helvecio “cortou” a fita inaugural ao lado do curador da exposição e Auditor Federal do Tribunal de Contas da União (TCU), Anselmo Loschi Bessa; do Conselheiro Gilberto Diniz, da Procuradora do MP junto ao TCEMG, Elke Andrade Soares de Moura Silva; e do Filho do Conselheiro Carone, Eduardo Carone JúniorNo encerramento, o Presidente Sebastião Helvecio abriu também a Exposição Casa dos Contos, idealizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele “cortou” a fita inaugural ao lado do curador da exposição e Auditor Federal do Tribunal de Contas da União (TCU), Anselmo Loschi Bessa; do Conselheiro Gilberto Diniz, da Procuradora do MP junto ao TCEMG, Elke Andrade Soares de Moura Silva; e do Filho do Conselheiro Carone, Eduardo Carone Júnior. A narrativa histórica da exposição mostra as instituições antecedentes à criação do Tribunal de Contas no Brasil, poderosa ferramenta que assegura a efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. 

Após a abertura oficial, diversos servidores do TCEMG e conselheiros de todo Brasil e da Republica Dominicana, que estavam na casa para uma reunião do Instituto Rui Barbosa, puderam visitar a exposição. 

Thiago Rios Gomes / Coordenaria de Jornalismo e Redação