Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Viana destaca ação pedagógica do TCE no Encontro Técnico de João Pinheiro

20/10/2015

Conselheiro Ouvidor, José Alves VianaO Conselheiro Ouvidor do Tribunal de Contas de Minas Gerais, José Alves Viana, voltou a enfatizar a importância dos eventos de capacitação realizados no interior do Estado. Na cerimônia de abertura do Encontro Técnico TCE e os Municípios, na etapa aberta hoje (20/10/15) em João Pinheiro, região Noroeste de Minas, ele ressaltou que “estamos fazendo uma ação preventiva, pedagógica e orientadora para elevar a capacitação dos servidores públicos dos municípios mineiros”. Também ressaltou que “conhecimento é um investimento” e que ele ajuda a reduzir os custos dos erros causados pelo desconhecimento da legislação que os gestores públicos são obrigados a respeitar. 

Na sua palestra, o Conselheiro analisou cada tópico do caput do artigo 37 da Constituição Federal, que determina a obediência, pela administração pública, “aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. Ele destacou, especificamente, a questão Participantes do Encontro Técnico em João Pinheiroda publicidade, que explicou ser um dever que também é seguido pelo Tribunal, que divulga no seu portal e no seu Diário Oficial Eletrônico (D.O.C.) as decisões da Corte na fiscalização do dinheiro público. “A lei de acesso à informação obriga o gestor a fazer os portais na internet para prestar contas à sociedade de todas as ações de administração pública”, alertou. Ao final da cerimônia de abertura o Conselheiro deu entrevistas para a TV Rio Preto, sediada em João Pinheiro, e para duas emissoras de rádio e um site de notícias. 

Também participando da mesa que dirigiu os trabalhos de abertura, o prefeito de João Pinheiro, Carlos Gonçalves da Silva, elogiou a iniciativa do Tribunal em fornecer cursos técnicos e informou que “faz questão” que sua equipe sempre compareça a encontros semelhantes com a função de elevar sua qualificação técnica. Elogiou, ainda, a celeridade do Tribunal que já emitiu o parecer prévio sobre a prestação de contas municipal de 2013. 

Coordenador da Escola de Contas, Gustavo Terra EliasO presidente da Câmara Municipal de João Pinheiro, vereador Luiz Carlos Borges Ferreira, também fez um rápido discurso elogiando a iniciativa. Também compuseram a mesa dois representantes do TCE, o chefe de gabinete do presidente, Ronaldo Machado, e o coordenador da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, professor Gustavo Terra Elias. Algumas autoridades acompanharam o evento como o prefeito de Urucuia, Geraldo Anchieta; dois vereadores de Riachinho de Urucuia, Henrique Olegário e Lusmar Rodrigues; e o vereador de Dom Bosco, Gerson José Pereira. 

Após a cerimônia de abertura começaram as palestras técnicas, a primeira com o título Planejamento, Gestão e Fiscalização da Execução de Contratos Governamentais, proferida pelo coordenador da Escola de Contas. À tarde, o técnico do TCE Diogo Ribeiro Ferreira falou sobre A importância da Correta Estimativa de Arrecadação e da Correta Previsão das Renúncias Fiscais para o Alcance das Metas Fiscais.  Entrevista do Conselheiro Viana à imprensa local. A etapa de João Pinheiro termina amanhã com palestras a serem proferidas por três técnicos do TCE. 

O próximo encontro está marcado para os dias 27 e 28 de outubro, em Belo Horizonte, fechando a segunda rodada do evento em 2015. As palestras também fazem parte do curso de pós-graduação lato sensu promovido pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, pertencente ao próprio TCEMG.