Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal é referência durante curso sobre concessões públicas do BID

09/12/2015

Desde novembro e com término no próximo dia 21, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promove gratuitamente o curso Alianças Público-Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil. O tema, que no contexto do BID engloba concessões comuns e parcerias público-privadas (PPP), é ensinado por meio de uma plataforma eletrônica chamada edX, fundada pelas universidades americanas Harvard e Massachusetts Institute of Tecnology (MIT).

Em um dos módulos, o especialista do Banco, German Zappani, ao discutir o papel dos órgãos de controle para o sucesso de uma PPP, cita como boa prática o trabalho do Tribunal de Contas mineiro (TCEMG), especificamente realizado pela Coordenadoria de Fiscalização de Concessões e PPPs. “Estas equipes (dos órgãos de controle) contam com treinamento específico e promovem procedimentos dedicados ao controle dos projetos de PPP. Um exemplo disto é o TCEMG, que conta com uma área técnica que se encarrega de administrar concessões e projetos de PPP durante todo o ciclo de vida do projeto”, afirma Zappani. Clique aqui e veja o vídeo no qual o TCEMG é citado.

O material didático do curso conta ainda com uma entrevista em vídeo da Coordenadora de Fiscalização de Concessões e PPPs do TCEMG, Maria Aparecida Aiko Ikemura. “Temos atribuição para analisar editais e contratos públicos. O diferencial do TCEMG é possuímos uma unidade técnica específica para analisar concessões e PPPs. Avaliamos os aspectos mais vulneráveis do projeto. É sempre melhor quando o Tribunal inicia a atuação antes do lançamento do edital definitivo, pois os gestores têm oportunidade de aprimorá-lo”, comenta Aiko. Clique aqui e veja o vídeo com a Coordenadora do TCEMG.