Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ex-presidentes do TCEMG são homenageados em inauguração de salas

15/12/2015

Sala de videoconferência conselheiro Elmo Braz (Foto: Thiago Rios Gomes)

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) inaugurou na manhã de hoje, 15/12/2015, a “Sala de Videoconferência Conselheiro Elmo Braz Soares” e a ampliação do seu Datacenter que recebeu o nome de “Conselheiro Nilson Gontijo dos Santos”. A sala de videoconferência é equipada com uma TV touch de 65 polegadas, uma câmera HD e um computador preparado para realizar videoconferências com alta qualidade. O Datacenter é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, sistemas de rede e é como comparou o presidente do TCEMG, conselheiro Sebastião Helvecio, o “coração do Tribunal”.

O filho do ex- conselheiro, Wallace Soares (Foto: Thiago Rios Gomes)sala de videoconferência homenageia o ex-presidente do TCEMG, conselheiro Elmo Braz Soares, que para o atual presidente do Tribunal “tinha o poder de usar a palavra para agregar e motivar”. “Tenho certeza que onde ele estiver vai ficar muito feliz de ver a tecnologia sendo usada para aproximar as pessoas”, completou o conselheiro Sebatião Helvecio. Elmo Braz tomou posse como conselheiro em 2000, presidiu o Tribunal nos anos 2007 e 2008, aposentou-se em 2011 e faleceu em outubro de 2015.

“O senhor foi muito assertivo quando disse que meu pai agregava muito”, dessa forma o filho do ex-conselheiro, Wallace Soares, ratificou as palavras do presidente do TCEMG e lembrou que o homem Elmo Braz foi sempre “vital até os últimos momentos de sua vida”.

Logo após a solenidade na sala de videoconferência foi inaugurada a ampliação do Datacenter do Tribunal de Contas. A sala recebeu o nome do conselheiro Nilson Gontijo Santos (1925-2006), que presidiu o TCEMG em 1989 e 1990, quando implantou ações pioneiras de informatização no TCE. Trata-se de um local de segurança, com acesso restrito, pois contém todas as informações armazenadas pelo Tribunal sobre seus jurisdicionados e também dados de entidades parceiras.
O Presidente Sebastião Helvecio inaugurou as salas (Foto: Thiago Rios Gomes)
“É uma alegria para o Tribunal de Contas de Minas Gerais inaugurar este espaço homenageando o Conselheiro Nilson Gontijo. Quando o Nilson Gontijo estava aqui dando os primeiros passos para informatizar o Tribunal eu fiz o mesmo na Assembleia e na época trocamos muitas ideias sobre como seria o nascimento desta ferramenta completamente nova.”, contou o presidente do TCEMG

De acordo com Sebastião Helvecio “o equipamento já armazena cerca de 22 milhões de notas fiscais que somam aproximadamente R$72 bilhões. Os dados serão utilizados para o acompanhamento no Centro de Integração da Fiscalização e de Gestão de Informações Estratégicas- Suricato”.

A diretora de tecnologia de informação, Cristiana Veloso, destacou que a ampliação faz com que o Tribunal aumente em “90% a capacidade de processamento de dados. Isso significa um aumento do tempo de resposta de consultas feitas ao TCE. Também tivemos um incremento de 100% no armazenamento das informações que são gravadas atualmente. Hoje esse processo é realizado com duas máquinas que funcionam simultaneamente, o que impede que sistema fique fora do ar”, explicou a diretora.

O Datacenter recebeu o nome Conselheiro Nilson Gontijo dos Santos (Foto: Thiago Rios Gomes)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação