Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas se reúne com autoridades do Estado para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

08/04/2016

Foi realizado nessa quinta-feira, 07 de abril, um encontro para o levantamento de estratégias de orientação aos municípios mineiros para o uso dos recursos destinados ao enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. O conselheiro José Alves Viana, a diretora geral, Raquel Simões, e uma equipe de servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) receberam o assessor do vice-governador do estado, David Tavares de Matos, o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde, Gilmar de Assis, o assessor da Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fernando Campos Avendanho e Geraldo Caetano de Matos, assessor institucional da Associação Mineira de Municípios (AMM).
O médico e conselheiro do TCEMG, José Alves Viana, deu boas vindas ao grupo e falou do total interesse deste Tribunal em fazer parte da comissão de estudos para evitar a proliferação de doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypti. Lembrou que a preocupação deste Tribunal é o controle de recursos para distribuição do tratamento das doenças e que, em ano de eleições, a entrega dos mandatos pode causar a descontinuidade das políticas públicas.
A diretora geral, Raquel Simões, falou que o posicionamento deste Tribunal em relação à campanha é “somar esforços sem causar incômodos de fiscalização”. Lembrou que o papel do TCEMG muitas vezes é educativo e orientador. Em complemento, a superintendente de controle externo do TCEMG, Cláudia Fusco, citou que uma das estratégias já usadas pela Casa, foi a criação de cartilhas com o passo a passo de como pode ser gasto o recurso. Uma nova reunião ficou marcada para dia 14 de abril para que as propostas de apoio do Tribunal de Contas sejam apresentadas.