Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Mais de 500 pessoas acompanham segundo dia da Conferência: Ética, Transparência e Controle Social

23/06/2016

O público lotou o auditório Vivaldi Moreira (Foto: Thiago Rios Gomes)



















Mais de 500 pessoas lotaram hoje, 23/06/2016, o auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e o mini auditório da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, para acompanhar o segundo dia de palestras da Conferência: Ética, Transparência e Controle Social. A servidora do TCEMG, Flávia Maria A servidora do TCE descontraiu e provocou a reflexão (Foto: Thiago Rios Gomes)Gontijo, falou sobre Ética no Serviço Público e em seguida o especialista em direito público e controle externo, Gustavo Costa Nassif, abordou o tema Controle Social e as Ouvidorias Públicas

Durante uma hora e meia a servidora do TCEMG falou, de forma leve e descontraída, sobre o comportamento que os servidores públicos devem adotar para que a ética deles não seja comprometida. Flávia apresentou vídeos e quadrinhos que, ao mesmo tempo, descontraia os participantes também provocava a reflexão. A servidora enfatizou que “o aprimoramento do discernimento ético dos servidores tem grande papel na melhoria dos serviços públicos e há uma sensibilidade cada vez maior na sociedade em relação aos padrões éticos de conduta”. 

O professor Gustavo Nassif encerrou a manhã falando sobre Controle Social e as Ouvidorias Públicas. Nassif explicou que o controle social é o “controle exercido pela sociedade sobre o governo. Por meio do controle social, a sociedade é envolvida no exercício da reflexão e discussão para politização de problemáticas que afetam a vida coletiva. No controle social, o governo atua sob a fiscalização da população, da opinião pública e da esfera pública política”. 

O professor Gustavo Nassif (Foto: Thiago Rios)Durante a tarde, o professor Gustavo Nassif ainda abordou os temas Ética e Transparência: Lei de acesso à Informação e Ética e Combate à Corrupção: Lei de combate à corrupção.

Participam da conferência ex-alunos (formandos) e novos alunos do curso de pós-graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. Ontem, 22/06, o presidente do TCEMG, Sebastião Helvecio, ministrou a aula magna Tribunais de Contas e Combate à Corrupção que abriu oficialmente o evento. 

O público acompanhou a transmissão simultânea no mini auditório (Foto: Thiago Rios Gomes)

























Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação