Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Projeto Conhecer recebe turma do Corpo de Bombeiros

24/08/2016

Os alunos do Curso de Habilitação de Oficiais do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte participaram do Projeto Conhecer do Tribunal de Contas de Minas Gerais, no dia 23 de agosto. Para iniciar, os alunos orientados pelo capitão José do Carmo Barbosa, professor da disciplina de Direito Administrativo, assistiram a uma parte da sessão da 1ª Câmara, presidida pelo conselheiro Cláudio Terrão. Em seguida, conheceram o Memorial Eduardo Carone Costa, onde puderam explorar a história do surgimento dos tribunais de contas no Brasil e da Corte mineira.

O aluno Adriano Loures afirmou que “é muito interessante ver como funciona o Tribunal, aprender as ações e conhecer as dependências físicas”. “É uma ótima oportunidade para conferir o conteúdo da parte teórica, que vemos na escola, e poder enxergar como é a prática, principalmente para a nossa turma, porque dos 40 estudantes, 29 são do interior.”, destacou.

Em seguida os alunos foram ao Auditório Vivaldi Moreira, onde assistiram o vídeo institucional e a aula do servidor Gustavo Vidigal, sobre a estrutura, competência e jurisdição do Tribunal de Contas. Vidigal destacou a importância da turma de oficiais se inteirar sobre o funcionamento do TCE, já que eles podem exercer funções de ordenação de despesas, como compras, licitações, almoxarife e também podem sofrer algumas sujeições ligadas ao controle interno e externo.

O professor capitão José do Carmo Barbosa ressaltou que “a ligação do Tribunal de Contas com os outros órgãos do Estado é muito grande e os alunos vão exercer algumas funções que podem estar sujeitas às prestações de contas”. Carmo lembrou que desde 2011, a Escola do Corpo de Bombeiros adota a prática de trazer os alunos ao Tribunal. “A visita tem acrescentado muito ao nosso ensino. A gente quebra o estigma de que o TCE é o bicho-papão da administração pública, a gente acaba se aproximando. E, segundo, a gente já conseguiu, com essa visita, resolver questões pontuais dentro do Corpo de Bombeiros. Por exemplo, sobre concursos públicos, que a gente realiza todos os anos e tínhamos uma dúvida, até pouco tempo atrás, sobre quais alterações poderíamos fazer no edital enquanto ele estivesse sobre apreciação do TCE. Com uma visita aqui, um aluno levantou essa interrogação, e resolvemos as questões. É bem prático”, finalizou o capitão.

O Projeto Conhecer funciona no Tribunal de Contas desde 2003 e é aberto a estudantes do ensino médio e superior do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de apresentar as atividades de fiscalização exercidas pelo TCEMG.

Para marcar uma visita, basta entrar no site e entrar em contato com a Central de Relacionamento CRTCE.