Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG entrega índice de gestão municipal a prefeitos eleitos em Araxá

05/12/2016

O coordenador da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Gustavo Terra Elias, representou o presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião HelvecioA cidade de Araxá recebeu os prefeitos e vereadores eleitos das regiões do Alto Paranaíba, Triângulo, Centro-Oeste e Sul do Estado para o Encontro TécnicoO TCEMG e os Municípios", realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. No evento, o Tribunal entregou aos prefeitos eleitos um pencard com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM, que é composto por informações levantadas por questionários preenchidos pelos municípios, por dados extraídos do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios – Sicom e por dados governamentais.

O IEGM retrata visões sobre políticas públicas nas áreas de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. As respostas aos questionários foram validadas pelos técnicos do Tribunal com a verificação no próprio local. O índice é uma ferramenta muito útil para que os gestores possam ter uma visão geral da situação de seus municípios.

O evento que vai até esta terça-feira (06/12) reuniu 300 participantes de 60 cidades, pois contou com a participação também das equipes dos novos gestores. Na abertura, o coordenador da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Gustavo Terra Elias, representou o presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvecio.

O prefeito reeleito de Araxá, Aracely de Paula, recebe das mãos do coordenador da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Gustavo Terra Elias, o pencard com as informações do IEGM

Gustavo Terra ressaltou a importância do encontro e disse que o presidente Sebastião Helvecio é um entusiasta desses eventos e que ele aposta no papel pedagógico e preventivo do Controle Externo. O coordenador destacou que o voto de confiança dado pelo cidadão aos gestores eleitos é carregado de responsabilidade e com ela vem a função fiscalizadora do Tribunal. “É por democraticamente exercer o poder em nome do cidadão que democracias criam órgãos de controle, como tribunais de contas. Temos, ao lado de vocês, o dever de assegurar ao cidadão que a gestão pública será executada da forma mais regular e eficiente possível”, frisou.

O prefeito reeleito de Araxá, Aracely de Paula, fez uma reflexão sobre a atual crise econômica em que o país se encontra. “Os prefeitos e vereadores eleitos terão a fascinante, mas extremamente difícil, missão de conduzir o barco de esperança de cada município, nas águas tumultuadas em que nós nos encontramos”, ilustrou. Ele salientou que todos ali terão que buscar soluções e que contam com a parceria, a experiência, a didática do Tribunal de Contas para ajudá-los.

O professor Jair Santana fez palestra sobre o tema "Governança e Eficiência"

O deputado estadual Bosco também destacou o papel pedagógico e a parceria entre o Tribunal de Contas e os municípios com o objetivo de que a gestão pública seja feita em benefício da sociedade. “Eu tenho certeza de que, através dessa ação, todos que aqui estão sairão com uma visão diferente do Tribunal de Contas”, garantiu.

Na sequência, o professor Jair Santana proferiu a palestra magna “Governança e Eficiência”. O evento seguiu na parte da tarde e continuará durante toda a terça-feira com palestras técnicas.

Confira aqui a programação.