Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente fala à TV ALMG sobre prioridade na fiscalização da educação

22/03/2017


O presidente do TCEMG, Cláudio Terrão, foi entrevistado pela jornalista Vivian Menezes, para o programa Mundo Político, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta terça-feira (28/03), às 22h30min, com reapresentações na quarta-feira (29), às 8h e 13h. O programa, produzido pelo jornalista Marcos Barreto, tem a proposta de discutir os principais fatos do momento e antecipar manchetes dos jornais do dia seguinte.

Terrão falou sobre as formas de atuação do Tribunal de Contas, as consequências das medidas de ajuste fiscal na gestão dos municípios, a necessidade de atualização da Lei de Licitações, e das perdas acumuladas do estado com as desonerações da Lei Kandir. Entretanto, o assunto mais destacado foi o projeto Na Ponta do Lápis, pelo qual o TCEMG priorizou o controle externo das políticas públicas de educação.


O presidente justificou a escolha da educação, em vez de outras áreas como saúde e segurança: “as três áreas são importantes. Mas há um volume de recursos que a Constituição Federal estabelece como necessários a serem carreados para a educação, em regra 25% de uma base de cálculo, que já demonstra que uma parte expressiva dos recursos públicos estão afetadas a esta área. Consideramos também a perspectiva da formação do cidadão. Há muitos impactos em outras áreas, por exemplo na segurança pública, que podem ser contidos a partir de um processo de formação. Ou seja, é a pedagogia formal, a mudança de valores, relacionados à educação, inclusive à educação familiar, que podem qualificar o cidadão para um padrão de relação social diferenciado. Ele está preparado para o mercado de trabalho, tem outro tipo de convivência social mais harmônica, mais respeitosa, inclusive valores básicos, como a vida”.