Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCU publica obra contra corrupção

08/05/2017

O Tribunal de Contas da União editou o “Referencial de Combate à Fraude e Corrupção” com o objetivo de reunir o conhecimento prático e teórico que vem sendo aplicado por organizações públicas e privadas, dentro e fora do Brasil, no combate à fraude e corrupção e espalhar aos gestores públicos de todas as esferas do governo.

A iniciativa de lançar o referencial, elaborado na gestão do ministro Aroldo Cedraz e lançada pelo ministro presidente Raimundo Carreiro, surgiu depois de assistir aos noticiários com tantas denúncias de fraudes e observar que corrupção é um fato antigo na História. “Essa realidade mostra que praticamente qualquer organização, como órgão, autarquia, empresa pública, sociedades de economia mista, parcerias público-privadas, fundações, organizações sociais, fundos de pensão etc. está sob risco de fraude e corrupção, bastando para tal a existência de recursos públicos disponíveis para atrair a cobiça (das) máfias”, cita a obra.

A publicação alerta que o referencial é orientativo, não tendo caráter normativo ou vinculante, sendo assim, não cria direitos ou garantias, nem substituem as leis específicas, decretos, resoluções, portarias ou instruções normativas ou qualquer outro normativo aplicável à organização.

O livro foi elaborado para uso de servidores de entidades e órgãos púbicos de qualquer hierarquia, desde recém-empossados até da alta administração, já que o combate à fraude e corrupção é dever de todos que trabalham na administração pública.

A publicação pode ser acessada, clicando aqui