Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente Cláudio Terrão recebe comenda especial em congresso de municípios

09/05/2017

Por se destacar na defesa da causa municipalista, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Couto Terrão, recebeu a comenda especial das mãos do presidente da AMM, Antônio Andrada (Foto: Karina Camargos Coutinho)Por se destacar na defesa da causa municipalista, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Couto Terrão, recebeu, na manhã de hoje (9/5/2017), a mais alta condecoração concedida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), intitulada “Comenda Especial do Mérito Municipalista”. A homenagem aconteceu durante o 34º Congresso Mineiro de Municípios promovido pela associação. O presidente do TCE mineiro recebeu a homenagem das mãos do presidente da AMM, Antônio Andrada. A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do TCEMG, Silvia Araújo, também foi homenageada com o Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo. A procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (MPCMG), Cristina Melo, também estava presente na abertura solene do evento.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Terrão, recebeu a comenda especial por se destacar na causa municipalista (Foto: Karina Camargos Coutinho)Diante do recebimento da comenda especial, o presidente Cláudio Terrão revelou sua reação com a homenagem. “Fico realmente muito honrado com esse reconhecimento – talvez, indevido – e espero continuar contribuindo de alguma maneira para a sociedade mineira e, também, com os prefeitos, secretários e gestores públicos com a parcela de conhecimento técnico que ao longo da minha carreira profissional eu fui adquirindo”, salientou com modéstia. Ele também atribuiu a homenagem ao trabalho que o TCEMG vem desenvolvendo. “É um reconhecimento que mostra que o Tribunal de Contas está no caminho certo, aproximando-se cada vez mais do jurisdicionado”, ponderou o presidente Terrão.

A procuradora do MPCMG, Cristina Melo, também acompanhou a abertura solene do congresso (Foto: Karina Camargos Coutinho)Ele também disse que a participação do órgão de controle no congresso é de fundamental importância. “A nossa intenção é nos aproximar dos nossos jurisdicionados - aqueles a quem temos o dever constitucional e legal de controlar - para quebrarmos esse paradigma tradicional do controle repressivo, de caráter sancionatório e mostrar que o Tribunal pretende desenvolver com o jurisdicionado, um controle em rede, participativo, de caráter preventivo, sobretudo pedagógico. Queremos ir quebrando esse paradigma do modelo do distanciamento para o de aproximação”, explicou o presidente.

A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do TCEMG, Silvia Araújo, também foi homenageada com o mérito municipalista Celso Mello de Azevedo (Foto: Karina Camargos Coutinho)O Tribunal de Contas mineiro, órgão de controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais e municipais, participa dos três dias de congresso com estande próprio montado para orientar os jurisdicionados e esclarecer suas dúvidas. Além disso, técnicos de Controle Externo do próprio TCE também farão palestras aos participantes, falando sobre auditorias operacionais, Controle Interno, dentre outros assuntos.

Estande do TCEMG esclareceu dúvidas e orientou jurisdicionados (Foto: Karina Camargos Coutinho)

Apontar os problemas vivenciados pela administração pública municipal e discutir soluções viáveis para as questões de conflito são alguns dos objetivos do 34º Congresso Mineiro de Municípios. Além disso, a qualificação dos gestores e servidores e o debate sobre os desafios enfrentados pela gestão municipal estão entre os objetivos do congresso, que reúne prefeitos, vereadores e servidores públicos. O evento foi batizado com o tema “Cidades Criativas e Soluções” fazendo uma referência à necessidade de inovar, mudando velhos conceitos e práticas e transformando os atendimentos de forma a garantir a eficácia do serviço público.

Clique aqui e conheça a programação dos três dias de congresso


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação