Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCMRJ orienta servidores mineiros para fiscalizações em escolas

16/05/2017

Equipe do TCMRJ se reúne com servidores do Tribunal mineiroA convite do conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Cláudio Terrão, uma equipe de servidores do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro visitou o TC mineiro para apresentar o programa “Visita às escolas”, segunda-feira, 15 de maio. Marcus Vinícius Pinto da Silva, Magna Regina Regis de Andrada, Ketza Cardoso e Ricardo da Silva Diniz Gonçalves foram recebidos pela assessora da Presidência, Naila Garcia Mourthé, e pelo chefe de gabinete, Cristiano Alkmim.

O “Visita às escolas” é um projeto que foi criado pelo TCMRJ, em 2008, com o desafio de contribuir para a garantia do direito fundamental à educação de qualidade para todos os estudantes. Com o mesmo propósito, o Tribunal de Contas de Minas Gerais assumiu a educação como principal foco, no biênio 2017/2018.

Marcus Silva, do TCMRJOs principais objetivos da visita foram a troca de experiências para fortalecer o controle social, otimizar a aplicação dos gastos públicos e melhorar a educação, garantindo a todos os alunos oportunidade de aprendizagem. As inspeções às escolas permitem a identificação de demandas futuras e a aproximação entre o usuário e a administração.

Na Corte de Contas de Minas, o projeto se chama “Na Ponta do Lápis” e já está em desenvolvimento com auditorias operacionais que estão fiscalizando os principais pontos das instituições, como estrutura, limpeza, segurança, condições das salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, quadras esportivas, alimentação, entre outros. A intenção é gerar relatórios com os dados colhidos e observados nas escolas visitadas e mais tarde divulga-los no site do TCE e fazer um mapeamento por meio do Google Earth. Outra finalidade é a criação de um aplicativo digital para que a população, principal público interessado, possa acompanhar as fiscalizações e a classificação das escolas analisadas.