Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Gestão Financeira em educação é tema de palestras que encerram 1º dia do encontro técnico do TCEMG em BH

26/05/2017

A analista de Controle Externo abriu as palestras do turno da tarde (Foto: Suely Bernardes)

Palestras sobre a 
gestão financeira na área da Educação encerraram na tarde de quinta-feira, 25/05/17, no Auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), o primeiro dia do encontro técnico O papel do Tribunal de Contas no Controle da Educação que acontece até sexta-feira, 26/05. Belo Horizonte é a primeira cidade do Estado a sediar os sete encontros técnicos que o TCEMG irá realizar até outubro por todas as regiões de Minas Gerais.

A analista de Controle Externo do TCEMG, Ana Elisa de Oliveira, abriu a série de palestras do turno da tarde falando sobre Despesas com educação – Determinações da legislação. A analista abordou as leis vigentes relacionadas à Educação como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Lei nº 11.494/2007 que O assessor da presidência, Paulo Guimarães regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Ana Elisa também relacionou uma série de consultas respondidas pelo TCEMG sobre as dúvidas que os gestores municipais trouxeram ao longo dos anos e respondeu a uma série de questionamentos que foram trazidos pela plateia.

Em seguida, o assessor da Diretoria-Geral do TCEMG, Paulo Vicente Guimarães, ministrou a palestra Receitas da Educação – Captação de recursos. O assessor falou sobre as condições de participação, as regras para a utilização e como deve ser feita a prestação de contas em programas voltados para a educação como: Biblioteca e Caminhos na Escola, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Plano de Ações Articuladas (PAAR).

O coordenador Gustavo Elias encerrou a programação do 1º dia O coordenador da 4ª Coordenadoria de Fiscalização do Estado, Gustavo Terra Elias, encerrou a programação da tarde com a palestra Gestão financeira das Caixas Escolares. Os encontros técnicos do Tribunal de Contas são realizados desde 2010 e o principal objetivo do encontro é a capacitação dos agentes públicos municipais e estaduais. Neste ano, especialmente, o Projeto Na Ponta do Lápis foi apresentado aos gestores.

Por isso, o tema 
O papel do Tribunal de Contas no Controle da Educação está sendo amplamente debatido. Na Ponta do Lápis prioriza o controle das políticas públicas de Educação, com ênfase no acompanhamento da aplicação dos planos decenais pelo Estado e pelos municípios de Minas. A Educação é o foco da atual gestão do presidente do TCEMG, Cláudio Terrão. 






Encontro dos Conselheiros Estaduais e Municipais

Paralelamente ao Encontro Técnico, a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo sediou, no fim da tarde 25/05, o 
Encontro dos Conselheiros Municipais e Estaduais na área de Educação. A assessora do conselheiro ouvidor do TCEMG, Daniela Mello Coelho, abordou o tema Estado Contemporâneo: primazia da Democracia Participativa. Em seguida, o superintendente de Planejamento e Finanças do Estado de Minas Gerais, Silas Fagundes de Carvalho, falou sobre as leis relacionadas à Educação, o artigo 71 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e sobre o Plano Nacional de Educação.

Encontro dos Conselheiros Estaduais e Municipais (Foto: Suely Bernardes)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação