Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Procuradora do MP de Contas media debate sobre Educação em Congresso

30/05/2017

Mesa de debatedores (Foto: Su Bernardes)Cristina Melo, procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (MPCMG), participou, dia 29/5/2017, do X Congresso Mineiro de Direito Administrativo, realizado de 29 a 31 de maio no Ouro Minas Palace Hotel. Ela foi a mediadora dos debates referentes ao painel “O papel dos tribunais de contas na efetividade das políticas públicas de educação”. Participaram como debatedores: a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Élida Graziane Pinto; o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), André Geraldo Carneiro, e o professor da Fundação João Pinheiro, Bruno Lazzarotti. O objetivo do congresso é estudar e debater temas do Direito Administrativo, além da avaliação de artigos jurídicos e da realização do concurso “Prêmio Professor Paulo Neves de Carvalho” que escolherá propostas inovadoras na área.

Procuradora Cristina Melo (Foto: Su Bernardes)O Congresso Mineiro deste ano se propõe a analisar, como tema central, os desafios para a redução das desigualdades.  Nesse contexto, a procuradora Cristina Melo disse que a Educação se encaixa totalmente nesse tema porque é “um mecanismo, por excelência”, promovedor dessa transformação. Ela lembrou que o Projeto “Na Ponta do Lápis”, criado pela atual gestão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), tem como diretriz a redução das desigualdades no Estado. “A gente ainda tem muita desigualdade no campo educacional. Existem escolas muito boas e, também, muito ruins. Há também escolas que se aproximam dos índices do Nordeste do país e outras, do Sul – que têm mais visibilidade”, afirmou.

A procuradora disse que participa de congressos desde a época de estudante e que não se lembra de ter visto um painel para debater o Controle da Educação. “É a primeira vez que o Congresso Mineiro abre essa possibilidade de painel para debate exclusivo da Educação, que é extremamente oportuno”, comemorou. Ela explicou que o Congresso Mineiro acontece a cada dois anos e que reúne administrativistas de todo o país.

Procurador-geral do MPCMG, Daniel Guimarães (Foto: Su Bernardes)O procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (MPCMG), Daniel Guimarães, também estava presente no evento e lembrou a importância do trabalho do Tribunal de Contas na redução das desigualdades fazendo o Controle da gestão pública e contribuindo para  que os recursos possam ser utilizados da melhor forma pelos gestores. “Com a boa gestão, é possível distribuir os bens escassos para mais pessoas de uma forma eficiente, diminuindo a desigualdade”, ressaltou.


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação