Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente Cláudio Terrão recebe homenagem em reconhecimento pela carreira na Aeronáutica

02/06/2017

Conselheiro Cláudio Terrão recebe agradecimento de alunos da CIAAR“Iniciou sua carreira profissional, por meio de concurso público, como militar da Aeronáutica, em 04 de fevereiro de 1985, na Turma Verde. Cursou a Escola de Especialistas da Aeronáutica em Guaratinguetá, São Paulo, onde se formou sargento especialista em aviões, tendo sido designado para a cidade do Recife, Pernambuco”. Desta forma, o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Couto Terrão, foi apresentado pela 1º Tenente do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Cynthia Henrique Duarte, dia 2 de junho, no auditório da unidade localizada na Pampulha, Belo Horizonte.

O conselheiro foi chamado para bater um papo com os efetivos da CIAAR sobre Profissionalismo e Aprimoramento profissional, porém, quando subiu ao palco, Terrão foi além da experiência adquirida ao longo de seu extenso currículo na carreira pública. Ele voltou ao tempo de juventude, época difícil, para falar da necessidade de aproveitar as oportunidades que a vida traz. “O gozo do momento presente, pode ser o fracasso do futuro”, frisou, alertando que muitas vezes contamos com o acaso, mas não fazemos nada para que nossas vontades se realizem.

Conselheiro presidente Cláudio Couto TerrãoPartindo do lema da CIAAR, “Ser, saber, agir e liderar”, o conselheiro lembrou que a vida é um constante movimento e que a única coisa permanente é a mutação. “O menino, que vendia picolé nos trens do Rio de Janeiro, não é o mesmo Cláudio que fala para vocês. Ele não morreu, está dentro de mim, assim como os ensinamentos que eu tive na Escola de Especialista, o amor, o olhar para o outro não como ‘ele’, mas como ‘nós’ e coragem para continuar esse processo de modificação”, enfatizou.

A palestra faz parte do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores, instituído pela Diretoria de Ensino da Força Aérea, em Brasília, e tem o objetivo de deixar bem claro os princípios que as forças militares cultuam. Terrão finalizou sua participação, citando um trecho do poema "Passagem das horas", de Fernando Pessoa, assinado com o pseudônimo de Álvaro de Campos: "Trago dentro do meu coração, como num cofre que se não pode fechar de cheio, todos os lugares onde estive, todos os portos a que cheguei, todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias, ou de tombadilhos, sonhando, e tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero". “Eu tenho certeza de que todos vocês querem, assim como eu quero, transformar esse mundo em um lugar melhor para nossos filhos e netos”, completou.

Terrão assiste ao desfile junto do coronel intendente Ivan Paulo de Sá Recebido pelo coronel intendente Ivan Paulo de Sá, chefe da Divisão Administrativa, antes de se reunir com os oficiais, graduados, praças, civis e alunos do 1º e 2º ano do Curso de Formação de Oficiais e Especialistas no auditório da Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Terrão foi homenageado durante a parada de formatura semanal. O desfile é realizado todas as sextas-feiras. A tropa entra em posição de marcha e as pessoas com os cargos mais altos, os “mais antigos”, como são chamados no meio, acompanham o comandante no palanque. Então a locutora faz os anúncios dos assuntos importantes, parabeniza os aniversariantes da semana e faz a leitura de alguma ordem. O momento é também uma oportunidade do comandante ter contato com os oficiais, dar recados e colocar em prática a parte militar e preservar a tradição. Cláudio Terrão se disse emocionado quando a fanfarra tocou, durante o desfile, a Canção do Especialista de Aeronáutica, composta pelo soldado George Ayres Borges.

O presidente recebe os cumprimentos de oficiaisAntes que o evento se encerrasse, o conselheiro, que ingressou ao TCE mineiro como procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, recebeu do líder do Corpo de Alunos do CIAAR, Thiago Miquelon Nascimento, uma placa de agradecimento pela disponibilidade e atenção com os efetivos do Centro. Ainda foi exibido um vídeo feito com várias fotos de diversos momentos do então estudante da Turma Verde em treinamento. Tomado pela emoção, Terrão agradeceu as homenagens.




Texto e fotos: Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação