Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG apresenta balanço dos cem primeiros dias da Gestão 2017/18

06/06/2017

O presidente Cláudio Terrão (Foto: Fred La Rocca)
Foi apresentado, dia 05/06/2017, aos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), no Auditório Vivaldi Moreira, um balanço dos cem primeiros dias de gestão do presidente Cláudio Terrão (biênio 2017/2018). O presidente contou que o principal objetivo da reunião era cumprir um dos pilares de sua gestão, que é o pilar da transparência. “Dentro do processo de transparência interna estamos pensando em fazer comunicações periódicas sobre o que já foi realizado até determinado marco”, explicou Terrão, que também lembrou a todos que sua gestão “está aberta aos comentários, criticas, sugestões e novas ideias”.

O diretor Alexandre LimaLogo após o presidente, o diretor de Gestão Estratégica e Inovação do TCEMG, Alexandre Lima, destacou a importância do Plano Estratégico 2015/2019 do Tribunal de Contas, falou sobre o que já foi realizado nestes primeiros cem dias de gestão e o que ainda vai ser feito. “Considero muito importante essa transparência e esse compartilhamento de informações porque é preciso dar continuidade aos projetos e não queremos que eles fiquem pelo caminho”, afirmou o diretor. Alexandre contou que os três “projetos pilares” da gestão são o Na Ponta do Lápis, o TC Transparente e a Revitalização da Área Meio.



A assessora Naila MourthéA assessora da Presidência, Naila Garcia Mourthé, foi a responsável por apresentar as ações que já foram realizadas pelo projeto Na Ponta do Lápis e pontuou as atividades previstas no plano de ações do projeto. Em seguida, o assessor do presidente, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, falou sobre o projeto TC Transparente. Pedro fez um breve histórico sobre as leis de transparência vigentes e contou que com o projeto o Tribunal de Contas pretende “chegar ao grau máximo de transparência e fornecer dados abertos para que a sociedade possa exercer o controle social como um todo”.





O assessor Pedro HenriqueO projeto de Revitalização da Área Meio ficou sob aresponsabilidade da superintendente de Gestão e Finanças, Juliana Cristina Lopes, que mostrou as ações prioritárias para que o Tribunal possa ter uma “área meio mais integrada e fortalecida”. Em seguida, a diretora de Gestão de Pessoas, Joelma Zeferino, falou sobre a implantação do sistema Home Office no TCEMG. A apresentação dos projetos finalísticos do Tribunal ficou a cargo do superintendente de Controle Externo, Henrique Kleinsorge. O superintendente destacou a importância destes projetos que visam ao desenvolvimento de ferramentas que serão úteis para a sociedade”.





A diretora Joelma ZeferinoAo final, o presidente Cláudio Terrão colocou-se à disposição para esclarecer as dúvidas do público e foi surpreendido pelo depoimento da servidora Sandra Bezerra Gomes. Ela disse que nos seus 29 anos de Tribunal “nunca havia visto nada parecido com o programa Na Ponta do Lápis” e se candidatou a ajudar como facilitadora do Projeto Conhecer, que levará às escolas municipais e estaduais informações sobre o controle das contas públicas. O servidor Jairo Magela Chagas foi outro que fez questão de ressaltar o trabalho realizado nestes cem dias de gestão. Jairo, que está no TCE desde 1974, disse que, com tantas ações implantadas para o bem da sociedade, é “motivo de orgulho pertencer ao Tribunal de Contas de Minas Gerais”. 



O superintendente Henrique Kleinsorge
 









A superintendente Juliana Cristina Lopes

Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação