Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG entrega Produto 1 da auditoria do sistema prisional realizada em parceria com o TCU

13/06/2017

A Coordenadoria de Fiscalização de Concessões e Projetos Financiados do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) entregou, no dia 1º de junho, o Produto 1 da auditoria no sistema penitenciário do Estado. Este trabalho corresponde à análise das medidas emergenciais, no caso de rebelião ou para contenção, e ao levantamento inicial dos dados relativos ao cumprimento da legislação aplicada ao sistema prisional, referente ao acompanhamento da execução penal e alocação dos presos, além do custo mensal do preso e sua utilização como parâmetro de gestão.
A iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) para que o sistema prisional fosse melhor debatido e fiscalizado surgiu durante as rebeliões do início do ano, na região Norte do país. Assim, em parceria com os tribunais de contas dos estados e municípios, foi dado início à auditoria que pretende analisar as medidas emergenciais adotadas para lidar com a crise e a gestão dos custos e das tecnologias de apoio associadas ao sistema prisional.
A auditoria do TCEMG teve por base os questionamentos do TCU que foram feitos à Secretaria do Estado de Administração Prisional – SEAP, à Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais e ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, considerando as competências de cada órgão, por meio de Comunicados de Auditoria e de visitas técnicas. A amostra selecionada para visitas, tomou como base as localidades que concentram o maior quantitativo de detentos e os tipos de unidades prisionais, considerando presídios, penitenciárias, Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), Casa de Albergado, Hospital Toxicômanos e Hospital Psiquiátrico e Judiciário, existentes nesses locais e representou 27,61% da totalidade de internos no Sistema Penitenciário do Estado de Minas Gerais.
De acordo com Luciana Menicucci, coordenadora responsável pela equipe de Fiscalização, Concessão e Projetos Financiados do TCEMG, o Tribunal de Contas mineiro entregou a elaboração da matriz de planejamento em 14/3/2017 e, pelo cronograma do TCEMG, o Produto 2 da auditoria, que se refere à análise da gestão dos custos e tecnologias do sistema prisional, deverá ser entregue em outubro deste ano.
Participam dos trabalhos de auditoria, as analistas Agnes de Paula Silva Rosa, Gláucia Vieira de Souza Santiago, Izabel Correa de Oliveira, Jamir da Silva Reis César, Júnia Maria Ferraz da Costa Duarte, Rosely Maria Mendes, sob a supervisão da coordenadora da área, Luciana Menicucci de Miranda Procópio, e do coordenador de Auditoria Operacional, Ryan Brwnner Lima Pereira.