Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Na Ponta do Lápis é apresentado para Arquidiocese de BH

20/06/2017

A assessora da presidência do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Naila Garcia Mourthé, acompanhada do diretor de Comunicação Social, Luiz Cláudio Diniz Mendes, e do coordenador de Publicidade e Marketing, André Augusto Costa Zocrato, visitaram, dia 20 de junho, a Sociedade Mineira de Cultura, da Arquidiocese de Belo Horizonte. A equipe do TCE foi recebida pelo gerente corporativo de Contratos e Convênios, Carlos Antônio Barbosa; a assessora de Comunicação, Ana Maria Rezende Miranda; a assessora Jurídica, Luciana Scarpelli; a diretora-geral pedagógica do Colégio Santa Maria, Juliana de Carvalho Moreira; e pelo diretor-geral religioso também do colégio, padre Márcio Ribeiro de Souza.

Naila apresentou o projeto "Na Ponta do Lápis" e explicou as três grandes vertentes do projeto: Formação, Fiscalização e a Gestão. A primeira parte trata da sensibilização dos servidores, além da divulgação externa, como o Encontro Técnico, que acontece nos municípios mineiros, junto com a comunidade escolar, prefeitos e secretários de educação. O Projeto Conhecer, que recebe alunos e docentes no Tribunal de Contas, também é uma forma de apresentar o trabalho do TCE para os cidadãos.

A fiscalização fica por conta das auditorias operacionais e de conformidade, que avaliam a qualidade de educação, gestão e infraestrutura. Por último, a Gestão é o monitoramento dos planos municipais de educação, a elaboração de diagnóstico e acompanhamento do cumprimento das metas dos planos de educação dos jurisdicionados, como também a orientação às cidades que necessitam.

A equipe da Arquidiocese de Belo Horizonte demonstrou interesse pelo projeto, principalmente pelo aplicativo que será lançado no segundo semestre de 2017 e poderá ser usado por gestores e pela sociedade escolar, como meio de facilitar o dialogo entre os órgãos fiscalizadores e as instituições de ensino.