Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa do Dia Mundial dos Pobres no Parque Municipal de BH

16/11/2017

O analista de Controle Externo, Paulo Vicente Guimarães Silva (Foto: Karina Coutinho)O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou, dia 16/11/2017, do 1º Dia Mundial dos Pobres, em Belo Horizonte. O evento foi organizado pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) em parceria com Arquidiocese de Belo Horizonte. O objetivo da participação do TCEMG foi divulgar o Programa Na Ponta do Lápis, que prioriza a fiscalização dos recursos na área da Educação. O analista de Controle Externo, Paulo Vicente Guimarães Silva, e a coordenadora do Cerimonial do TCEMG, Renata Péret, divulgaram o Programa orientando o público presente.

A professora aposentada Sônia Maria Soares de Sales Mendes estava presente no evento e gostou muito da ideia do aplicativo Na Ponta do Lápis. “Achei excelente o aplicativo. Tem várias coisas que acontecem nas escolas que precisam ser fiscalizadas”, disse. Dentre as coisas que a professora irá relatar pelo app, ela destacou que as escolas precisam reaproveitar melhor o material didático. “Cada ano, é adotado um autor diferente ou vários autores diferentes; eu acho que não tem necessidade disso porque isso custa caro para o Estado. Eu acho que é desperdício de dinheiro público”. Outra coisa que a professora defendeu foi a questão da Segurança nas escolas. “Eu acho muito importante ter um guarda na escola e uma pessoa para ajudar na disciplina”. Sônia lecionou por trinta anos na Escola Municipal Levindo Coelho e na Escola Estadual Laura das Chagas Ferreira

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco e será celebrado pela primeira vez neste ano, em 19 de novembro. Por meio de mensagem publicada no dia 13 de junho, o Papa rogou que “as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais um sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e os mais carenciados”.

Neste contexto, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) realizou um mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais voltadas ao acesso à cidadania. O evento foi em favor dos necessitados e do aprimoramento do atendimento ao cidadão hipossuficiente.


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação