Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais lança portal de dados abertos e desburocratiza acesso à informação

09/02/2018

O presidente do TCEMG, Cláudio Terrão, fez o lançamento do portal de dados abertosFoi lançado oficialmente hoje (9/2/2018) o portal de dados abertos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O presidente do Órgão de Controle, conselheiro Cláudio Terrão, disse estar muito feliz “por entregar mais um produto que faz parte de um dos pilares da sua gestão, que é a transparência”. Um dos pontos positivos que o presidente apresentou do portal foi a “quebra da burocracia” em relação aos termos de parceria ou colaboração entre órgãos públicos, como o Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Civil (PC) , Polícia Federal (PF), entre outros. “Esses órgãos já têm os seus respectivos ambientes tecnológicos e não precisam mais formalizar, burocraticamente, para obterem dados”, frisou. Terrão salientou que o portal é direcionado, fundamentalmente, a usuários especializados que podem aproveitar as informações abertas para a construção de uma base de dados, por exemplo.

Cláudio Terrão também apontou um diferencial em relação aos demais portais que é o recurso de Monte Sua Própria Pesquisa. “Este é um detalhe originário deste portal, que os portais que existem hoje não têm. O pessoal da área de Tecnologia tem um trabalho menor na transformação desses dados brutos em informações úteis para as suas respectivas organizações”, explicou.

Entrega de produto para o cidadão

A diretora de Tecnologia da Informação, Cristiana Siqueira

Em relação à entrega de produto especificamente para o cidadão, o presidente anunciou o lançamento, ainda para este ano, um novo perfil do portal Fiscalizando com o TCE. Terrão explicou que o cidadão poderá montar a sua própria tabela com facilidade, em uma linguagem compreensível, e com informações visualmente interessantes. Em contraponto com o portal de dados abertos, o presidente explicou que os dados do portal aberto serão transformados em informações compreensíveis para o cidadão.

A diretora de Tecnologia da Informação, Cristiana Siqueira, apresentou os objetivos do portal e informou que, inicialmente, o portal disponibilizará informações abertas de dez categorias do Sistema Informatizado de Contas dos Munícipios (Sicom). São elas: Educação, Contratos, Despesas, Receitas, Dispensa, Empenho, Frota, Saúde, Licitação e Órgão. Ela afirmou, ainda, que o portal terá um canal de comunicação para receber sugestões e feedbacks sobre o portal. Os analistas Rodolfo de Mattos e Daniel Paganini apresentaram as páginas do site.

O analista Rodolfo de MattosComo funciona

Os dados são apresentados em um formato em que nenhum ente tem controle exclusivo, não tem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle, estando sujeito, no máximo, às exigências que visam preservar sua procedência.

A diferença para um portal padrão é a forma em que os dados são disponibilizados. As informações do portal de dados abertos favorecem a reutilização para pesquisas, cruzamento de dados, criação de infográficos, entre outros. Não tem a necessidade de permissão e/ou restrições, diferente de portais padrões, em que a informação possui um registro e, na grande maioria, requer o uso de licenças para a reutilização das mesmas.


Redação: Karina Camargos Coutinho

Fotos: Fred La Rocca

Coordenadoria de Jornalismo e Redação