Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

App Na Ponta do Lápis apresenta nova opção para acesso público

15/02/2018

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) tornou público o acesso aos dados do aplicativo para celulares Na Ponta do Lápis, como informações sobre a Educação no Estado. A nova funcionalidade, lançada neste mês, permite a todo cidadão saber das reclamações e reivindicações feitas através do aplicativo e acompanhar suas soluções.


A assessora da Presidência do TCEMG, Naila Mourthé, explicou que o Acesso Público do Na Ponta do Lápis faz parte de um compromisso com a transparência que o conselheiro presidente Cláudio Terrão assumiu nesta gestão, que tem como pilares estes dois grandes eixos: educação e transparência.


Segundo Naila, que é pedagoga, ao dar publicidade a todas as informações que estão contidas no aplicativo, o Tribunal pretende que as pessoas percebam a realidade da sua escola, do seu município, e do estado como um todo. O Tribunal de Contas é o agente de controle externo, e ao compartilhar as informações, trabalha para fortalecer o controle social. “Entendemos que, sem um acompanhamento efetivo ou sem a proximidade do cidadão com a realidade da escola, nós não temos como avançar para uma educação de maior qualidade”, explicou a educadora.
Naila esclareceu o objetivo do Acesso Público: “neste momento nós estamos fazendo o lançamento para que o cidadão acompanhe a compilação de informações sobre a educação.

Agora, além de participar via aplicativo, as pessoas podem, na página do Tribunal, acessar o Na Ponta do Lápis e encontrar uma fonte de informação. O nosso desejo é assegurar à população, tanto às pessoas usuárias do serviço, quanto aos outros órgãos de controle, uma visão panorâmica da educação naquela localidade e mostrar como está sendo a ação dos gestores frente a essas informações”.


O aplicativo Na Ponta do Lápis é uma ferramenta de controle social, nele a comunidade pode se pronunciar fazendo uma avaliação das condições gerais da escola. As informações dos questionários geram uma pesquisa de satisfação de itens como laboratório, biblioteca, banheiros, salas de aula, refeitório, segurança, quadra de esportes, sala de informática e material didático. “Essa parte da ferramenta direciona os relatos dos problemas aos gestores responsáveis pela educação. No caso do município, o diretor da escola e o secretário de educação e, no caso do Estado, o diretor da escola, o superintendente regional e o secretário de educação. Portanto, o propósito desta ferramenta aqui é fazer com que os gestores apliquem, de forma mais ágil, as soluções que lhes competem”, disse a pedagoga.


A partir das observações registradas pelas comunidades escolares, o gestor terá como aplicar soluções, até soluções coletivas, para problemas que guardem semelhanças nas suas observações. Essa ferramenta de gestão é oferecida, exclusivamente, aos gestores.
Para acessar ao conjunto de informações registradas no aplicativo Na Ponta do Lápis, basta entrar no site do Tribunal de Contas, clicar no ícone Na Ponta do Lápis, e depois entrar em “Acesso Público”. A partir daí, o usuário poderá escolher a cidade a ser pesquisada, a escola, além das categorias avaliadas do ambiente escolar. Na mesma tela, também será visualizado um painel contendo a situação das avaliações, ou seja, quantos relatos estão em validação ou em análise, quantos estão em andamento ou em atraso, e, ainda, quantos foram resolvidos ou rejeitados. Um gráfico com a porcentagem de satisfação dos alunos, segmentado por categoria também podem ser visualizados neste site.


Alda Clara / Coordenadoria de Jornalismo e Redação