Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Projeto Conhecer recebe primeiros visitantes de 2018

23/02/2018

O assessor da Presidência fez a primeira palestra da visita guiada (Foto: Su Bernardes)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCEMG), por meio do Projeto Conhecer, recebeu na tarde de ontem, 22/02/2017, os primeiros visitantes de 2018. Vereadores e assessores parlamentares inscritos nos cursos preparatórios do Centro de Estudos da Administração Pública (Ceap) passaram a tarde no TCEMG para conhecer mais detalhes do funcionamento da Corte de Contas mineira. O projeto é um programa de visitação ao Tribunal de Contas, aberto a estudantes do Estado de Minas Gerais, que teve início em 2003 e já trouxe centenas de alunos para conhecer o Tribunal.

Primeiro, o assessor da Presidência, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, fez uma palestra para apresentar a estrutura, a competência e a jurisdição do Tribunal. O assessor parlamentar, Roney Alves, que até então acreditava que o TCEMG “era um órgão vinculado ao Poder Judiciário”, considerou a palestra “extremamente útil, principalmente para parlamentares de municípios pequenos entenderem a função do Tribunal de Contas”.


O vereador Felipe SilveiraEm seguida a coordenadora da Secretaria da Ouvidoria, Patrícia Silva Cortez, e a servidora Luciana Moraes Sardinha apresentaram a Ouvidoria do TCEMG. A servidora Luciana Sardinha detalhou funcionamento da Ouvidoria e como são processadas as demandas, dentre outros assuntos atinentes ao trabalho do setor. O vereador do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, Felipe Silveira, achou “importante saber de todo o aparato que o Tribunal de Contas possui para garantir que as coisas fluam corretamente”.

Os alunos também conheceram o Centro de Fiscalização e Inteligência (Central Suricato), onde a superintendente Milena de Brito apresentou as ferramentas, as atividades desenvolvidas no Suricato e como é a dinâmica de trabalho na Sala Situação do Centro. A visita foi encerrada no memorial conselheiro Eduardo Carone Costa, situado no térreo do edifício sede. Lá os alunos conheceram a história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil por meio da exposição Casa de Contos. 


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação