Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Números de entrega de dados ao FNDE cresceram, quase 90% dos municípios mineiros regularizaram sua situação

14/03/2018

Acervo infantil da Umei Acidalia Lott (Foto Karina Camargos Coutinho)Quase 90% dos gestores dos municípios de Minas realizaram a transmissão da 6ª e última remessa sobre Educação Pública ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A informação é do portal do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). Para se ter uma ideia do aumento destas entregas, em 7/2/2018, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizou pesquisa no sistema do FNDE e constatou que 532 municípios ainda não tinham entregado a 6ª e última remessa do Siope relativa ao ano de 2017, o que representava 62,37% do total das 853 cidades mineiras em falta com o FNDE. Em consulta feita hoje (14/3/2018), este número caiu para 114 municípios, ou seja, 13,36% do total.

Estado e municípios mineiros que não transmitiram informações ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deixam de receber recursos de convênios com órgãos federais. De acordo com a página eletrônica do FNDE destinada ao preenchimento, o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), o ente que não transmitir as informações tem seu nome registrado no Cadastro Único de Convênios, operacionalizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O FNDE informa, ainda, que após o encerramento de cada bimestre os gestores devem transmitir as informações. O prazo para transmissão e publicação dos dados recebidos é de até 30 dias após o encerramento de cada bimestre. A autarquia, vinculada ao Ministério da Educação, alerta que a não transmissão do 6º bimestre de 2017, cujo prazo expirou em 30 de janeiro de 2018, incluirá o município na situação de irregularidade junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) impossibilitando a liberação dos recursos dos convênios.

O Siope é administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e foi instituído para coleta, processamento, disseminação e acesso público às informações referentes aos orçamentos de Educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, “sem prejuízo das atribuições próprias dos poderes legislativos e dos tribunais de contas”.

São os municípios que ainda não entregaram a 6ª e última remessa de dados: Água Comprida, Alto Caparaó, Amparo do Serra, Antônio Prado de Minas, Araguari, Bandeira do Sul, Barra Longa, Belmiro Braga, Biquinhas, Bom Despacho, Caetanópolis, Caldas, Capim Branco, Capitão Andrade, Caranaíba, Caxambu, Conceição do Pará, Coroaci, Desterro de Entre Rios, Dom Bosco, Dores de Campos, Durandé, Esmeraldas, Ewbank da Câmara, Faria Lemos, Ferros, Florestal, Goianá, Governador Valadares, Guiricema, Igaratinga, Ilicínea, Inhaúma, Itabira, Itabirito, Itacarambi, Itamarati de Minas, Ituiutaba, Jaguaraçu, Janaúba, Jesuânia, João Pinheiro, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Laranjal, Leandro Ferreira, Luminárias, Machado, Manhumirim, Mantena, Mariana, Marilac, Marmelópolis, Martinho Campos, Mathias Lobato, Matias Cardoso, Minas Novas, Moeda, Monte Sião, Montes Claros, Morada Nova de Minas, Nacip Raydan, Ninheira, Nova Belém, Oliveira, Onça de Pitangui, Paineiras, Palma, Paracatu, Passa Quatro, Passa Tempo, Patos de Minas, Perdigão, Pescador, Piau, Pingo-d’Água, Piraúba, Prata, Raposos, Resende Costa, Riacho dos Machados, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Novo, Rio Piracicaba, Rio Preto, Romaria, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Margarida, São Gonçalo do Abaeté, São Gonçalo do Pará, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del Rei, São João do Paraíso, São João Evangelista, São José da Safira, São José da Varginha, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Oeste, Senador José Bento, Serra da Saudade, Serranos, Simão Pereira, Tapira, Taquaraçu de Minas, Teófilo Otoni, Tocantins, Ubá, Umburatiba, Vieiras e Virgolândia.


Redação e foto: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Notícias relacionadas:

Falta de preenchimento de dados no sistema do FNDE compromete repasse de verbas federais à Educação

Recursos de convênios podem ser bloqueados em 643 municípios mineiros que não enviaram dados ao FNDE

Municípios mineiros na corrida para a entrega das informações ao FNDE

Mesmo com o risco de não receber recursos federais, 39 municípios mineiros ainda não enviaram nenhum dado ao FNDE