Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Estudo do Tribunal de Contas ocupa duas páginas inteiras do jornal Hoje em Dia

03/04/2018

Aparência do jornal aberto (Foto: Karina Camargos Coutinho)Foi publicado hoje (3/4/2018), na edição do jornal Hoje em Dia, estudo feito pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) sobre a situação das prefeituras em relação à arrecadação de tributos.

Já na capa, o jornal faz chamada para a pesquisa do TCEMG com o título “Gestão ruim esvazia cofre de prefeituras: falha na cobrança de impostos impede aumento de arrecadação e menor dependência de repasses federais e estaduais. Pesquisa revela que oito em cada dez cidades mineiras não controlam o pagamento de tributos”. A reportagem sobre o estudo do TCEMG está localizada no caderno Primeiro Plano e ocupa as páginas 2 e 3 da folha de notícias.

A diretora do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência (Suricato) do TCEMG, Milena Alves, foi a principal fonte do jornal. O levantamento feito pelo Tribunal intitulado “Receitas Públicas Municipais” faz parte de um programa de orientação do órgão de controle em que foram aplicados questionários aos gestores municipais sobre legislação, recursos humanos, infraestrutura, procedimentos e cobrança judicial. “Nosso objetivo com os dados é estudar a situação dos municípios a fundo, com as particularidades de cada um, para auxiliá-los a escolher a forma mais adequada de atuar na gestão tributária e melhorar sua arrecadação”, explicou Milena. “Com os questionários, identificamos em alguns municípios deficiências estruturais, organizacionais e até de planejamento na área fiscal”, completou.

O jornal ainda lembra que o TCEMG irá iniciar, esta semana, seu programa anual de encontros técnicos, que tem programação para atingir sete polos regionais do Estado reunindo prefeitos de todas as regiões de Minas. O programa tem como principal meta a capacitação continuada dos agentes públicos municipais e estaduais. Em 2017, cerca de 3,5 mil pessoas foram capacitadas nas sete cidades mineiras que sediaram os encontros. Neste ano, a temática da gestão das políticas públicas de educação continuará sendo tratada, juntamente com a transparência e a eficiência na arrecadação das fontes de receitas municipais.

Clique aqui e leia a reportagem completa

O jornal O Tempo também noticiou sobre alerta do TCE ao Executivo e ao Ministério Público mineiro sobre extrapolação do gasto com pessoal.


Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação