Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Universitários de Alfenas visitam TCEMG

04/05/2018

 
Foram sete horas de viagem, totalizando 345 quilômetros para chegar em Belo Horizonte, mais precisamente no TCEMG, que os alunos da Universidade José do Rosário Velano (Unifenas), em Alfenas (Sul de Minas), percorreram para visitar a Corte Mineira e participar do Projeto Conhecer. Os nove alunos e o professor Márcio Mariano Alexandre, do curso de Ciências Contábeis, foram recebidos nesta manhã, 04/05, pelo Cerimonial da Casa e conduzidos ao auditório da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo para assistirem a uma palestra sobre o funcionamento do órgão.
 
A servidora do TCEMG, Edalgina Bráulia de Carvalho Furtado de Mendonça, elucidou a história do TCE mineiro e abordou sobre sua estrutura, funções e competência. A apresentação contou também com informações sobre os sistemas informatizados utilizados pelo Tribunal e destacou ainda os programas “CAPMG” e “Na Ponta do Lápis” como ações de relevância desenvolvidas pelo TCEMG.  Em seguida, representando a Ouvidoria, os servidores José Francisco de Quadros Moreira e Walkson Batista de Carvalho entregaram uma cartilha e explicaram rapidamente sobre o funcionamento do setor na Casa e como são processadas as demandas. 
 
O aluno Lucas Tiago, 5º período do curso, contou que tinha uma visão totalmente diferente sobre o Tribunal de Contas. Após a palestra da servidora Edalgina, ele disse ter compreendido melhor como é feita a administração dos recursos dentro do órgão e que a aplicação destes recursos vai além do que é demonstrado para eles no cotidiano acadêmico. “Ficou mais fácil o entendimento da função do Tribunal uma vez que o contador é um profissional que auxilia muito para o desenvolvimento dessa organização”, reforçou o jovem.
 
O grupo percorreu e conheceu as dependências do Tribunal, dentre elas o Plenário Milton Campos, onde acontecem as sessões dos colegiados. O responsável pela Secretaria do Pleno, Robson Eugênio Pires, demonstrou a disposição dos conselheiros no plenário, nos dias de sessão, e como as reuniões ocorrem. A próxima parada fica um andar acima do Pleno: o memorial conselheiro Eduardo Carone Costa, situado no térreo do edifício sede. Os alunos puderam conhecer a história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil por meio da exposição Casa de Contos. 
 
Quase encerrando a visita, a diretora do Centro de Fiscalização e Inteligência (Central Suricato), Milena de Brito Alves, recebeu os jovens para apresentar uma das propostas mais inovadoras nos tribunais de contas, que usa a tecnologia de informação em benefício do controle. Milena explicou detalhadamente sobre as ferramentas e atividades desenvolvidas no Suricato e reforçou a grandeza que esse projeto impacta. Ela lembrou que o TCE mineiro fiscaliza o Estado de Minas e ainda 853 municípios. Ao todo, hoje é contabilizado no Suricato mais de 11 mil jurisdicionados. “Fica evidente que é impossível fiscalizar à mão 11 mil órgãos e entidades diariamente. O que nós fazemos hoje aqui é usar os dados para gerar informação automaticamente, e a partir dessas informações, identificar os pontos críticos, os lugares onde têm mais problemas, quase tudo isso em tempo real”, salientou a diretora. 
 
Para Márcio, mentor dos futuros contabilistas, essa foi “uma experiência enriquecedora para os acadêmicos, uma vez que a visita serviu para ampliar ainda mais os horizontes da contabilidade pública dentro do curso”. A visita encerrou-se na Biblioteca “Conselheiro Aloyzio Alves da Costa” do edifício sede.
 
O Projeto Conhecer funciona desde 2003 e é aberto a alunos de ensino médio e superior do Estado de Minas Gerais para que se possa conhecer mais sobre as atividades de fiscalização exercidas pelo TCEMG. Para marcar uma visita, basta entrar no endereço eletrônico: https://www.tce.mg.gov.br/projetoconhecer/ 
 
Texto e fotos: Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação