Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal participa de debate sobre acumulação de cargos na ALMG

22/05/2018

O Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) participou, hoje (22/05), de audiência promovida pela Comissão de Administração Pública da Assembleia. O assessor da Presidência, Pedro Azevedo, e o superintendente de Controle Externo, Henrique Kleinsorge, se apresentaram, junto a outros convidados, para debater sobre o levantamento realizado pelo Tribunal, que identificou servidores com indício de acumulação de cargos. A lista preliminar foi obtida com base em cruzamento de dados disponíveis no Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios de Minas Gerais (CAPMG), fornecidos pelos próprios órgãos. 

Pedro Azevedo e Henrique KleinsorgePedro Azevedo lembrou que a gestão do presidente Cláudio Terrão elegeu a transparência como uma das linhas mestras de atuação. Ele citou os lançamentos dos portais de Transparência e de Dados Abertos como exemplos disso. E também relatou como foi desenvolvido o CAPMG, que revela dados das folhas de pagamento de todos os órgãos e entidades fiscalizados pelo Tribunal. “O Tribunal de Contas veio à Assembleia apresentar esse trabalho e responder de forma técnica aos questionamentos dos participantes”, disse Azevedo. Diante de perguntas dos deputados, Henrique Kleinsorge explicou detalhadamente como o TCEMG chegou a uma lista preliminar de suspeitos de acumulação, e descreveu os mecanismos usados para detectar os indícios de irregularidade. 

O deputado Sargento Rodrigues foi o autor do requerimento para realização da audiência pública. Estavam presentes ainda os parlamentares João Magalhães, Arnaldo Silva, João Leite e Bonifácio Mourão. Depois dos representantes do TCEMG, tomaram a palavra representantes das entidades Patriotas, Movimento Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre. A dupla do Tribunal foi à casa legislativa acompanhada pelos chefes de gabinete Rachel Campos Pereira de Carvalho e Cristiano Alkmim França e pela diretora do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência, Milena de Brito Alves.

João Cerqueira / Coordenadoria de Jornalismo e Redação