Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Na Ponta do Lápis é tema de entrevista na Rede Globo

05/06/2018

O relógio ainda não marcava 6h30 da manhã quando a Rede Globo ligou a câmera de filmagem no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), hoje, 5 de junho. O motivo da visita da repórter Manoela Borges foi para falar sobre o aplicativo Na Ponta do Lápis. A entrevista ao vivo foi feita com a coordenadora do Projeto, Naila Garcia Mourthé, que afirmou que o objetivo do programa é fortalecer o controle social. “O interessante dessa ferramenta é ser um canal direto de comunicação entre quem usa do serviço da educação e o gestor que aplica nesta área. A participação das pessoas é fundamental para que nós possamos alterar a qualidade da escola pública que nós temos”, destacou.

A conversa, transmitida pelo telejornal “Bom Dia, Minas”, lembrou que qualquer pessoa pode baixar esse aplicativo, de graça, na internet e avaliar as escolas municipais, estaduais de todo estado. Naila alertou que “uma vez que o cidadão baixa o aplicativo, ele preenche um cadastro, mas é importante destacar que todos os dados permanecem no anonimato para os gestores escolares, sejam eles diretores, os prefeitos das cidades, os secretários de educação”.

A repórter certificou que, através do aplicativo, o cidadão pode apontar soluções para os gestores das escolas públicas e até acompanhar a condição da demanda que enviou.

Atualmente, o aplicativo já coletou mais de 9 mil participações, entre questionários respondidos e relatos feitos diretamente para os gestores. Para que esse número cresça e que a situação das instituições de ensino seja melhor, a atuação social é importante.

Para assistir a entrevista completa, basta clicar no vídeo abaixo ou clique aqui.




--

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação