Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG recebe 64 alunos por meio do Projeto Conhecer

15/06/2018

Os alunos da Unifemm assistiram à palestra do servidor Gustavo Vidigal (Foto: Thiago Rios Gomes)

Alunos de Direito do
 Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) e do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) visitaram, na manhã de quarta-feira, 13/06/2018, e na tarde de quinta-feira, 14/06, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) por meio do Projeto Conhecer. O projeto é um programa de visitação ao TCEMG, aberto a estudantes do Estado de Minas Gerais, que teve início em 2003 e já trouxe centenas de alunos para conhecer a Instituição. 

Sete Lagoas

Na quarta-feira, os 54 alunos da professora Caroline Bastos Dantas, responsável por lecionar a disciplina Direito Administrativo no Unifemm, assistiram à palestra do analista de controle externo, Gustavo Vidigal. O servidor do TCEMG falou sobre as principais atribuições, a composição, a estrutura e a competência do Tribunal de Contas de Minas Gerais.

A aluna letícia LaraA aluna do 5º período da Unifemm, Letícia Lara, achou a palestra do servidor do Tribunal de Contas bastante enriquecedora porque segundo ela, “na faculdade o que estudamos é mostrado de uma forma bastante superficial”. Para ela,  a visita foi importante para entender a “importância e a relevância do trabalho de fiscalização que é desenvolvido”. A palestra também encantou a aluna Thaís Barroso que elogiou a “propriedade do palestrante para falar sobre o tema”. 
Depois da palestra, os alunos da Unifemm seguiram para a Central de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato onde a diretora Milena de Brito Alves apresentou as ferramentas, as atividades desenvolvidas no Suricato e como é a dinâmica de trabalho na Sala Situação do Central. 

A professora de Direito do Centro Universitário da Unifemm, Caroline Bastos Dantas, contou que a intenção com a visita ao Tribunal de Contas de Minas Gerais é que “os alunos tivessem uma visão mais concreta de como o TCE pode contribuir para melhorar a situação política do Brasil”. Para ela, é “importante mostrar a atuação porque, dessa forma, eles conseguem verificar a concretude da teoria que eles viram em sala de aula. Ter a oportunidade de vir aqui e verificar que o Tribunal contribuiu com o ressarcimento de milhões de reais para Administração Pública é muito satisfatório para eles”, completou. Caroline comentou que “espera que eles voltem para casa, para o município de origem e repliquem para a comunidade onde eles estão qual é o papel e a relevância do Tribunal”. 

A professora Caroline BastosAinda na quarta-feira, 13, os alunos da Unifemm visitaram o Plenário do TCEMG, onde o diretor da Secretaria do Pleno, Robson Eugênio Pires, explicou a mecânica de funcionamento das sessões da Corte de Contas mineira. A última parada da turma foi na Biblioteca, onde tiveram a oportunidade de verificar o acervo disponível. 

Contábeis

Na quarta-feira, 14/06, visitaram o Tribunal 10 alunos do curso de Ciências Contábeis e Segurança Pública do UNI-BH, capitaneados pelo professor Rogério de Assis Teixeira. A primeira parada da turma foi na Sala Ágora do TCE onde a servidora Luciana Moraes Raso contextualizou os alunos sobre a história dos tribunais de contas e falou das principais atribuições do TCEMG. Luciana também destacou o papel da Ouvidoria do Tribunal explicando, desde o conceito básico, até o papel desempenhado pelo setor que pode ser o elo de ligação entre o cidadão e a Instituição. 

A estudante Kely Cristina destacou a parte da palestra que a servidora discorreu sobre a Ouvidoria. Para ela, foi interessante saber que as ouvidorias existem para dar voz ao cidadão e “não deixar que eles se calem”. Após a palestra, os alunos conheceram a Sala de Ideias do TCEMG e a Central de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato, onde a coordenadora do Núcleo de Fiscalização Integrada dos Municípios, Jacqueline Gervásio, explicou como o controle é exercido a partir do cruzamento de dados. 

O professor Rogério de Assis contou que já conhecia o Projeto Conhecer e sempre teve vontade de trazer seus alunos para que eles tivessem uma “vivência na área pública”. Segundo o professor, o projeto do TCEMG dá uma dupla contribuição para a sociedade porque auxilia na “formação profissional dos alunos e contribui para que enquanto cidadãos eles despertem o interesse de acompanhar a gestão pública”. 

Os alunos do UNI-BH visitaram ainda a Casa dos Contos, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil, por meio da exposição permanente e a Biblioteca do TCEMG.

Os alunos do UNI-BH assistiram à palestra da servidora Luciana Raso
 
Clique na imagem abaixo para acessar as fotos das visitas
Projeto Conhecer recebe alunos do UNI-BH
 
Projeto Conhecer recebe alunos da Unifemm

Fotos e texto: Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação