Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Jovens trabalhadores do TCE erguem taça em torneio de futebol

21/06/2018

(Foto: arquivo pessoal)Enquanto o mundo já se preparava para os jogos da Copa da Federação Internacional de Futebol (FIFA), os jovens Thyler Victor Martins de Almeida, Samuel Gonçalves Pereira, Hernani Philip Silva Duarte, Isaías Chaves, Guilherme Ferreira, Pedro Henrique Fernandes Oliveira e Luiz Augusto Fortunato da Silva também se ajeitavam para entrar em campo. Os trabalhadores adolescentes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) acordaram cedo aos sábados, depois de uma semana inteira de trabalho e estudo, com a ideia de conquistar a medalha de ouro na Copa União de Futebol de Campo.

O campeonato, realizado pela Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom), começou em abril de 2018, mas os jovens já estavam treinando desde de novembro do ano anterior para não fazer feio entre as quatro linhas. E não fizeram! No último dia 16 de junho, em mais um sábado, os garotos acordaram com ainda mais disposição e levantaram o troféu por vencer a segunda colocação no torneio.

Para chegar às finais, o time do TCE mineiro enfrentou equipes de outros órgãos como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Fórum Lafayette e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER MG), em um total de cinco partidas. Ao todo, foram nove grupos que correram atrás da bola para garantir o troféu de campeão. A final aconteceu no bairro Santa Cruz, região nordeste de Belo Horizonte.

Os adolescentes foram treinados pelo, também, funcionário do Tribunal de Contas, Marcos Ademar Duarte, lotado na Coordenadoria de Manutenção e Obras, em uma quadra, perto da linha do metrô, no tradicional bairro de Santa Tereza, região leste de Belo Horizonte, sempre entre 9h da manhã e cerca de 13h. Pai do jovem Hernani, Marcos já havia trabalhado no local, ensinando futebol a crianças e se dispôs a instruir os garotos, com o auxílio de Maxwel Carlos Calixto Felizarda, da Coordenadoria de Serviços Gerais. Juntos de mais 15 trabalhadores da Assprom, de outras instituições, eles formaram o time que conquistou a medalha de prata na competição. A equipe do DER ganhou o primeiro lugar.

Nos últimos anos, a Assprom tem promovido a Copa União de Futebol de Campo com o objetivo de desconstruir a ideia de competição e semear o respeito, integração, disciplina, motivação, cidadania e protagonismo entre os adolescentes.

--

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação