Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Resultado no 4º trimestre do Home Office supera a meta em até 55%

21/08/2018

Gleice Santiago Domingues, analista de Controle Externo (Foto: Thiago Rios)O Comitê Gestor do Home Office no TCEMG avaliou como excelentes, em reunião realizada no dia 09 de agosto, os resultados do quarto trimestre de atividades piloto do Home Office. As terceiras coordenadorias de fiscalização dos Municípios e do Estado atingiram resultados de 155% e 150% das metas estipuladas, respectivamente. 

De acordo com a servidora Mirtes Conrado, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), o Tribunal de Contas ampliou, nos últimos meses, a experiência de teletrabalho para as mais unidades da instituição, justamente por causa dos bons resultados de produtividade dos servidores participantes. “Hoje contamos com 12 unidades e 24 servidores em home office”, informou. 

Para o Comitê, segundo Mirtes, “os resultados foram muito positivos em termos de qualidade e produtividade, com o cumprimento e até superação das metas pelas unidades que já integravam o projeto”. 
 
Resultados do trimestre por unidade

Coordenadoria para Otimização da Análise de Processos – OTIMIZAR:  137% 

1ª Coordenadoria de Fiscalização do Estado: 100%

3ª Coordenadoria de Fiscalização do Estado: 150% 

1ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios:  111% 

2ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios 110% 

3ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios 155% 

4ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios 108% 

Coordenadoria de Análise das Contas de Governo Municipais 127%

Coordenadoria de Fiscalização de Benefícios Previdenciários Municipais: 75%

1ª Coordenadoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia: 79%

2ª Coordenadoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia: 81%

Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência – SURICATO: 100%
 
A maior complexidade de alguns processos analisados no período foi a justificativa das unidades que não atingiram a meta previamente estabelecida. Por isso, o Comitê definiu que as coordenadorias deverão adotar a calculadora do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) para detectarem os diferentes graus de complexidade e, em razão disso, propor a revisão as metas.

O Comitê registrou que as metas das unidades integradas ao projeto no último trimestre, que ainda estão em adaptação, foram cumpridas, “demonstrando que a experiência já é um sucesso no âmbito do TCEMG”.

Calculadora

A Superintendência de Controle Externo desenvolveu uma planilha de utilização obrigatória pelas suas unidades, na qual, a partir de metas mensais definidas para cada servidor, é possível que o coordenador, ao informar o número de dias úteis trabalhados pelo servidor naquele mês, obtenha a meta efetiva a ser cumprida no período.

As metas foram definidas tomando como referência a existência de 22 dias úteis no mês, de modo que, nos meses em que o servidor, em razão de feriados, férias ou licenças, trabalhar menos dias, sua meta será calculada proporcionalmente, observando o arredondamento padrão em caso de números fracionados. 

(Com informações da DGP)